Notícias

Nacionais à vista!

10 Mar 2016

PARLAMENTO DOS JOVENS DO ENSINO BÁSICO

No passado dia 22 de fevereiro, decorreu na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a fase regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico em que tive a honra de participar como representante da nossa escola com o meu colega Miguel Leitão, acompanhados pela nossa professora de História, Lucília Amaro.
Este ano o tema em debate foi Racismo, preconceito e discriminação, que na minha opinião foi bastante pertinente devido a ser um tema atual e transversal.

Deslocámo-nos para a Horta pelas 18H00, no domingo, dia 21 de fevereiro e ficámos instalados no Hotel Horta. Seguidamente, foi entregue um saco que continha a seguinte documentação: mapa da cidade da Horta; credenciais; pen com Estatuto Político-Administrativo da RAA, Regimento da ALRAA, símbolos autonómicos, bem como exposição comemorativa dos 25 anos do edifício da ALRAA e a visita virtual às instalações da ALRAA; sinalética da Assembleia; folheto com as regras de utilização dos espaços da ALRAA; croqui do Plenário com a posição dos participantes, protocolo da sessão de abertura do evento e senhas para refeições servidas pelo restaurante “Ponto Come”. Após o jantar que muito apreciámos regressámos ao hotel, convivemos com os nossos colegas e trabalhámos em seguida! No dia 22 de fevereiro, para dar início à sessão contámos com a presença da sua Excelência a Presidente da ALRAA, Ana Luís, que fez uma breve reflexão sobre a temática, dando lugar de seguida à aluna Mariana Alves para ocupar o seu cargo de Presidente da Mesa. Seguidamente, realizou-se um período de questões aos deputados regionais presentes, Ana Espínola e Lúcio Rodrigues. O Diretor Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses esteve presente e apresentou algumas considerações sobre o tema em análise. Após este momento, deu-se início apresentação dos projetos de recomendação propostos pelas 30 escolas participantes e debate na generalidade. Seguidamente, e antes da interrupção para almoço fez-se a votação na generalidade para apurar o projeto base. O projeto vencedor foi o da Escola Vitorino Nemésio, Terceira. Procedeu-se ainda à votação (na urna) dos temas propostos para 2016. Eutanásia foi o que recolheu mais votos. Depois do almoço, foi o momento da fotografia de grupo. Posteriormente, debateu-se na especialidade para apurar o Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores e, formaram-se seis grupos para a apresentação das propostas de alteração do projeto base e, no final, seguiu-se o debate e votação das propostas de alteração em plenário. Para terminar esta sessão, elegeram-se as quatro escolas que passariam à fase nacional, em que tivemos a alegria de ser contemplados. Ficaram apuradas as seguintes escolas: Vitorino Nemésio (Terceira), Jerónimo Emiliano de Andrade (Terceira), Cardeal Costa Nunes (Pico) e Ribeira Grande (S. Miguel). A Porta-Voz eleita pelo Círculo Açores é Ana Fagundes. Nesse mesmo dia pelas 21H00, a ALRAA proporcionou-nos uma visita noturna ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos. Gostei bastante pois apesar de já ter lá estado foi diferente por ser noturna. Depois, houve comemoração da nossa vitória pela noite dentro e, dia 23 de fevereiro pelas 11H00 regressámos ao Pico. Gostei muito desta experiência de ser deputada durante um dia e adorava repeti-la, pois fiquei a conhecer melhor o modo como funciona a política na nossa região e como se faz a legislação. Também fiz novas amizades, o que considero um ponto importante e mal posso esperar pela sessão nacional que se realiza nos dias 02 e 03 de maio.

Jacinta Ribeiro, 9ºA

No âmbito desta iniciativa, os alunos do 9º A e do 9º C, da nossa escola, realizaram uma visita de estudo, inserida na disciplina de História, que tinha como objetivos apoiar os colegas representantes da escola, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e pelas instituições democráticas, desenvolver competências de observação, recolha e interpretação de informação a partir da realidade envolvente e ainda conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos açorianos. A visita realizou-se no dia 22 de fevereiro com saída do Pico na lancha das 8H15 e regresso na lancha das 16H45. Fomos acompanhadas pelas nossas professoras Glória Rosa e Ana Sousa. Ao chegarmos à ALRAA assistimos da parte da manhã ao debate dos vários projetos de recomendação e constatámos a boa prestação dos jovens deputados, principalmente a dos representantes da nossa escola. Da parte da tarde tivemos uma visita guiada à ALRAA com a dra Maria João e preenchemos o guião de História. Considero que esta visita foi de encontro aos objetivos e que foi uma ótima experiência.