Notícias
Por ano letivo

1º Encontro de Formação de Professores do Projeto Erasmus +

23 Out 2016

O 1º Encontro de Formação de Professores do Projeto Erasmus + : “Trail of extinct and active volcanoes, earthquakes across Europe” teve lugar entre os dias 3 e 7 de outubro em Issoire, França, com a participação de quatro professores de cada uma das escolas parceiras. A nossa escola foi representada pelos professores Fernando Oliveira, Sónia Garcia, Susana Esgueira e Gracinda André.
Este encontro, de cariz marcadamente científico, proporcionou aos seus participantes um enriquecimento pessoal e profissional significativo. Os workshops de química, geologia e artes, mostraram-se essenciais para aproximar professores de áreas de conhecimento distintas e fazê-los mergulhar noutros setores do saber científico. As visitas de campo a parques naturais de relevo na área da geologia, como por exemplo ao do “Vulcão de Lemptegy”, ao de “Grotte de la Pierre de Volvic” e ao de “Vulcania” ou a visita ao “Laboratoire Magmas et Volcans” da Universidade Blaise Pascal em Clermont Ferrand, mostram a importância dos vulcões e do vulcanismo para o desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico e mesmo cultural de uma região francesa que se orgulha da sua história geológica e que faz dela um mote de progresso e dinamismo.
Todo o trabalho desenvolvido culminou numa troca de experiências e perspetivas diferentes entre professores de áreas e países distintos, mas com um mote comum, os vulcões. Ativos ou extintos, modelam a cultura, a paisagem e a vivência das populações. Por isso, é necessário conhecê-los, mais e melhor!

Ler 357 vezes Modificado em Domingo, 23 Outubro 2016 15:07