Notícias
Por ano letivo

6.º Edição da Aldeia de Natal 2016

11 Dez 2016

O Departamento Curricular de Ciências Físico-Naturais da Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico associar-se-á a este evento e colaborará com a realização de um laboratório associado ao projeto “Despertar para a Ciência”. Este laboratório “Despertar para a Ciência” proporcionará às crianças um conjunto de vivências enriquecedoras da sua personalidade, capaz de fazer alargar a compreensão de matérias curriculares e não curriculares de uma forma lúdica. Este será um espaço cheio de atividades, animação e muita brincadeira!
O Departamento Curricular de Ciências Físico-Naturais associar-se-á a este evento tendo em conta que a Câmara Municipal da Madalena promove a Aldeia de Natal que visa celebrar a quadra festiva do Natal, e sendo que esta tenta incutir nos mais jovens valores cruciais ao seu desenvolvimento, com uma mensagem didático-pedagógica, incentivando na construção de um mundo melhor e tendo em conta que tem como objetivo envolver toda a comunidade nesta época festiva, em particular aos mais pequenos incutindo uma mensagem didático-pedagógica.
Além disso, a sociedade atual é eminentemente científica e tecnológica, e as crianças desde cedo contatam, de forma mais ou menos direta, com diversos equipamentos/brinquedos, que são o reflexo dos avanços e da divulgação da tecnologia. Os carros comandados, o computador e os telemóveis, envolvem tecnologias que as crianças manipulam com alguma facilidade, dominando igualmente a linguagem que lhes está associada.
Os avanços científicos e tecnológicos têm vindo a ter uma influência crescente na esfera pessoal dos indivíduos, na sociedade em que se inserem e, de forma mais lata, na intervenção humana no planeta. Cada vez mais os cidadãos devem ser cientificamente cultos, de modo a serem capazes de interpretar e reagir a decisões tomadas por outros, de se pronunciarem sobre elas, de tomar decisões informadas sobre assuntos que afetam as suas vidas e a dos outros. A formação de cidadãos capazes de exercer uma cidadania ativa e responsável é uma das finalidades da educação em ciências. O grande desafio das sociedades atuais, onde as diferentes instituições de ensino desempenham um papel importante, é formar cidadãos capazes de analisar criticamente as situações que os afetam de forma mais ou menos próxima. Compreender várias alternativas e ponderar os efeitos que se podem antever permite o comprometimento com a solução mais equilibrada do ponto de vista da sustentabilidade, que deve ter em consideração não só os aspetos técnicos, mas também os sociais. De modo a alcançar este propósito, defende-se, cada vez mais, a necessidade de uma educação em ciências desde cedo, orientada para a formação de cidadãos capazes de lidar, de forma eficaz, com os desafios e as necessidades da sociedade atual.

O coordenador do D.C.C.F.N.: Márcio Silva

Ler 295 vezes Modificado em Segunda, 12 Dezembro 2016 00:05