Notícias
Por ano letivo

VI Pico Play AutoAçoreana Rali - Palestra

09 Out 2017

No próximo dia 12 de outubro de 2017, pelas 14:30, irá realizar-se uma palestra no anfiteatro da Escola Cardeal Costa Nunes com a presença das duplas de pilotos de rali: Ruben Rodrigues/ Estevão Rodrigues e Mário Jorge/ Marco Silva com o tema: “Velocidade com segurança” versus "Perto da emoção, longe do perigo”, destinada aos alunos do 8.º e 9.º Anos, que permitirá que estes relatem as suas experiências enquanto pilotos de rali, das diferenças entre a condução que fazem em prova e no dia-a-dia, dos meios de segurança obrigatórios que dispõem nos seus carros e de todos os cuidados associados a uma condução segura.

Esta palestra terá como objetivos: sensibilizar os alunos para o perigo da condução a grande velocidade; alertar para a importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições; destacar o plano de segurança das várias provas especiais por onde irá passar o rali e alertar para a forma como se controla a segurança. Associada a esta palestra os alunos poderão ainda ver em exposição as viaturas dos pilotos que irão participar no VI Pico Play AutoAçoreana Rali. A experiência passa ainda por colocar os alunos em contato com os carros.

De acordo com as Orientações Curriculares para o 3.º ciclo do Ensino Básico, a área disciplinar de Física e Química deve apelar ao desenvolvimento de várias competências, contribuindo para a literacia científica dos alunos, fazendo prevalecer experiências educativas que conduzam à formação de cidadãos responsáveis, interessados e intervenientes. Os conteúdos programáticos da disciplina no 9.º ano incidem no tema: “ Movimento e Forças”, fazendo-se o estudo de grandezas físicas como distância, velocidade, aceleração, forças envolvidas, por exemplo em situações de travagens e sistemas de seguranças de veículos.
Tendo sido todos os conceitos trabalhados nesta disciplina e atendendo ao fascínio que muitos jovens têm pelos desportos de velocidade, considera-se que o testemunho de pilotos de rali junto dos nossos alunos pode contribuir para a sensibilização dos mesmos a diferentes níveis: perigo da condução a grande velocidade, importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições.

 

O coordenador do D.C.C.F.N

Márcio Silva

Ler 262 vezes Modificado em Segunda, 09 Outubro 2017 17:10

Itens relacionados