Notícias
Por ano letivo

Refeitório - Utilização de água de rede pública

19 Mar 2018

Face a dúvidas surgidas sobre a utilização de água da rede pública para consumo humano, pelos alunos que usufruem de refeições escolares, informa-se o seguinte:

1. Nos Açores, a qualidade e segurança da água distribuída aos consumidores através dos serviços de abastecimento público de água apresenta um indicador superior a 98 %, de acordo com análises efetuadas pelos Municípios e divulgadas pela Entidade Reguladora da Água e Resíduos dos Açores. Sabe-se igualmente que, a água para consumo humano distribuída pela rede pública tem de ser regularmente analisada e a sua qualidade controlada, de acordo com o Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de Agosto.

2. As análises mensais a cada uma das zonas de abastecimento do concelho da Madalena são efetuadas por um laboratório creditado e os resultados divulgados publicamente no portal da CMM. 

3. As orientações emanadas pela tutela, através do manual de refeitórios escolares saudáveis, 2017-2018, 5.ª edição, recomendam na sua página 24 "a disponibilização de água de torneira que, para além de segura e mais barata que a engarrafada, evita a produção de resíduos de plástico, contribuindo desta forma para a sustentabilidade ambiental. Contudo, deve ser garantido que a origem da água é segura e que a sua distribuição é efetuada de modo adequado. Como tal, devem ser utilizados dispositivos de distribuição adaptados para o efeito e a água deve ser disponibilizada e substituída com a frequência necessária."

4. A qualidade da água que abastece todas as escolas que integram a unidade orgânica cumpre os requisitos legais para consumo humano.

5. Os recipientes utilizados na distribuição de água para algumas das escolas da UO que deles necessitam são substituídos com a frequência necessária.

 

O Conselho Executivo

Ler 361 vezes Modificado em Segunda, 19 Março 2018 16:51