Notícias
Por ano letivo

Projeto Geração Depositrão - 2014

09 Jan 2014

O Clube do Ambiente da nossa escola através do Programa Eco-Escolas associou-se ao projeto Geração Depositrão 2014. O projeto Geração Depositrão surge de uma parceria entre a ERP Portugal e a ABAE e visa desafiar as Eco-Escolas a agir como centros de informação e recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores). Na 6ª edição do Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE, passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente.

Neste sentido, e porque o devido encaminhamento dos resíduos é fundamental, as escolas representam um papel muito importante na informação, formação e educação dos adultos de amanhã, excelentes e eficazes prescritores e influenciadores do comportamento dos adultos de hoje.
O projeto Geração Depositrão tem como principal objetivo introduzir o tema dos REEE e RP&A no programa escolar, não só através de desafios lançados aos alunos e professores mas, também, através da colocação de um contentor - Depositrão - nas escolas aderentes. Para o efeito, a escola trabalhará na informação e sensibilização dos cidadãos, motivando o comportamento da entrega de pequenos REEE e pilhas usadas.
A ERP Portugal assegurará toda a recolha e encaminhamento dos resíduos rumo ao seu tratamento e/ou reciclagem.
O Depositrão é um instrumento logístico (contentor), destinado à recolha de pequenos REEE, tais como secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras elétricas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, entre outros. Este ano terá também um recetáculo para pilhas e acumuladores, de forma a ser possível recolher, também, este tipo de resíduos.
O projeto Geração Depositrão resulta de diversas campanhas levadas a cabo pela ERP Portugal, junto do target escolar, desde o início de 2007. Sob a filosofia que "as crianças são excelentes influenciadoras do comportamento dos adultos de hoje e, simultaneamente, devem saber como se comportar no futuro" [Ricardo Neto, Diretor Geral da ERP Portugal], várias são as ferramentas de comunicação criadas para passar a mensagem. Com o objetivo de facilitar a introdução, compreensão e interpretação da mensagem, surge uma linguagem específica, identificada pela Equipa dos REEE.
Os prémios a atribuir às escolas vencedoras são bastante aliciantes e o objetivo para este ano é poder recolher o maior número de REEE. Para tal, teremos de contar mais uma vez com a preciosa ajuda da Câmara Municipal da Madalena, dos alunos que fazem parte do Clube do Ambiente, de toda a escola e comunidade local para que esta campanha seja um sucesso.

As recolhas em cada uma das fases serão calendarizadas previamente, começando em janeiro/fevereiro de 2014. Deste modo, as escolas serão alvo de 1 recolha em cada fase, podendo concentrar os esforços em dias específicos. Para que exista recolha a escola deverá possuir REEE correspondentes a um peso superior a 60 kg.
As recolhas serão agendadas pela ERP Portugal (Associação Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e decorrem em 2 momentos: 1.º momento: janeiro/fevereiro; 2.º momento: maio/junho.
A data de marcação da recolha dependerá da rota a realizar em cada região pela logística da ERP Portugal.
A ERP Portugal contabilizará as recolhas em kg de resíduos recolhidos, sendo as escolas selecionadas em duas vertentes de avaliação: peso total e peso por aluno.
Gostaria também de salientar que quantos mais REEE recolhermos, mais hipóteses temos de ser uma das escolas vencedoras deste projeto.

 

Juntos, é mais fácil proteger o ambiente. Espero que toda a comunidade local possa estar motivada para uma participação de peso!
A Escola possui um depositrão para recolha de pequenos REEE, assim sendo poderá entregar os seus REEE e RP&A na Escola Cardeal Costa Nunes.
A GERAÇÃO DEPOSITRÃO defende com o Capitão Fluxo o melhor para o ambiente!

 

 

O professor coordenador do Programa Eco-Escolas: Márcio Silva

Ler 2630 vezes Modificado em Quinta, 10 Julho 2014 20:30

Itens relacionados