Notícias
Por ano letivo

Campanha de sensibilização para as Lancheiras Saudáveis

21 Nov 2019

A alimentação é um dos principais determinantes de saúde e bem-estar dos indivíduos, com influência no desenvolvimento cognitivo e no rendimento escolar das crianças e jovens.
Segundo a Direção Geral da Educação, “em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.” Assim, a escola, além de transmitir valores e conhecimentos, deve garantir a existência de um ambiente promotor de escolhas e hábitos de vida saudável.

O refeitório escolar é o espaço educativo privilegiado para a realização de aprendizagens e desenvolvimento de competências, nomeadamente no domínio da educação para a saúde, da promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social. O almoço é considerado uma das principais refeições consumidas ao longo do dia, como tal, deve incluir alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos Portuguesa, nas devidas porções. Deverá ser constituído por sopa, prato principal, sobremesa e bebida (de preferência água).

Divulga-se, por isso, numa lógica de sensibilização, o Manual das Lancheiras Saudáveis, elaborado pela Direção Regional de Educação, com orientações específicas sobre os géneros alimentícios e bebidas a disponibilizar e a não disponibilizar no espaço do refeitório e bufete escolar. Por exemplo, para a elaboração de uma lancheira saudável é necessário considerar aspetos como:
. A integração do consumo diário de hortícolas e frutas;
. Escolha de água como bebida prioritária;
. Eliminação do consumo de fritos e de alimentos pré-confecionados;
. A preferência pelo peixe, carnes brancas, ovo e leguminosas como principal fonte proteica;
. A preferência por alimentos frescos e de época;
. O acondicionamento adequado da lancheira;
. A utilização de utensílios reutilizáveis e sem plástico na sua composição.

 

Documentos

Manual das Lancheiras Saudáveis

Ler 142 vezes Modificado em %PM, %21 %974 %2019 %22:%Nov