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Inscrições nos Exames Nacionais - Procedimentos (Atualização)

17 Mar 2020

Atualização:

Os alunos só devem utilizar o formulário eletrónico previsto no ponto 7 em último recurso, ou seja, se estiverem esgotadas todas as hipóteses previstas nos pontos 2, 3 e 4.

Os alunos das escolas profissionais devem contactar a sua escola de origem, exclusivamente, por telefone e/ou mail para que estas os auxiliem nas suas inscrições numa escola da rede pública por via eletrónica.

 

O PCE,

José Anacleto

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No seguimento da anterior publicação informa-se que as datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário foram prorrogadas até dia 3 de abril.

Considerando que se mantêm suspensas as atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril e que a prorrogação do prazo para as inscrições nas provas e exames dos ensinos básico e secundário ainda coincide com esse período de encerramento da escolas, o Júri Nacional de Exames emitiu a seguinte orientação para a realização das inscrições:

1. As escolas procedem à disponibilização de boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável nas suas páginas eletrónicas;

2. Os alunos, ou os seus encarregados de educação, descarregam, preenchem e enviam o referido boletim, devidamente preenchido, para o correio eletrónico disponibilizado pela escola (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);

3. No caso de o aluno já dispor do boletim EMEC, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 2., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico disponibilizado pela escola (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);

4. Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

5. As escolas confirmam aos alunos, ou aos seus encarregados de educação, a receção dos correios eletrónicos enviados por estes (cf. ponto 2, 3 e 4);

6. As escolas devem proceder à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno e, em caso de eventuais desconformidades, contactar o encarregado de educação para as necessárias correções;

7. Nas situações em que o procedimento descrito nos pontos anteriores não for possível, podem, ainda, os alunos, ou os seus encarregados de educação, proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível aqui (https://exames.dgeec.mec.pt/candidatura.php);

8. As escolas acompanham o processo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário e, antes do fim do prazo do mesmo, contactam os seus alunos, ou os encarregados de educação, que ainda não procederam à respetiva inscrição, para que o façam.

9. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição;

10. As escolas divulgam, nas respetivas páginas eletrónicas e através de outros meios que julguem mais eficazes, os procedimentos de inscrição para as provas e exames ora adotados, procurando garantir que as famílias, incluindo os alunos autopropostos que não frequentam qualquer estabelecimento de ensino, tenham conhecimento desses procedimentos.

Os diretores das escolas, atento o contexto da comunidade em que se encontram inseridos, podem optar por outros modos de inscrição que julguem mais adequados e eficazes, designadamente em articulação com os diretores de turma, de forma a que os alunos não fiquem inibidos dos seus direitos de inscrição.

 

Sugestão: Devem evitar abrir os boletins editáveis em formato pdf diretamente no navegador (google chrome, mozilla firefox, microsoft edge) porque eventualmente no preenchimento digital do formulário as alterações podem não ser guardadas. É preferível descarregar o ficheiro para o computador e abri-lo com um programa de leitura de ficheiros pdf específico como o adobe reader dc, entre outros. Devem também no assunto do mail colocar o nome do aluno e no corpo do mail identificar novamente o nome do aluno e turma.

 

 

Ler 1228 vezes Modificado em Sexta, 20 Março 2020 11:51

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