Notícias
Por ano letivo

1.º dia de aulas- Informações

11 Set 2020

No seguimento da publicação do plano de contingência, divulgam-se informações mais detalhadas sobre o 1.º dia de aulas.

O sucesso das medidas desenhadas para minimizar cenários de potencial contágio depende da colaboração de toda a comunidade educativa, pelo que todos devem entender que para situações de exceção exigem-se medidas de exceção e comportamentos preventivos.

Os horários das turmas, diferentes dos horários para a manhã do dia 15, serão afixados hoje, apenas no edifício sede. Por motivos relacionados com o RGPD não podem ser objeto de divulgação na página da escola.

Esclarecimentos Adicionais:

1- Os encarregados de educação que acompanharem os alunos do 5.º ano à escola devem deixá-los com a assistente que está preparada para os receber e encaminhar, por não ser possível garantir o distanciamento social na sala de aula e corredores se esta medida não for implementada.

2- Os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, caso seja necessário, podem acompanhá-los  até à escola. No entanto, a acontecer,  apenas uma só pessoa do agregado familiar o poderá fazer e até à entrada da escola, observando-se as indicações dos professores e assistentes operacionais.

3- Reforça-se a ideia de que o plano de contingência será ativado sempre que alunos com sintomatologia compatível com a definição de caso suspeito de COVID-19 se apresentarem na escola. Assim, os encarregados de educação devem observar estas situações e não autorizar a ida dos alunos para a escola nessas circunstâncias.
De acordo com o veiculado pelas autoridades de saúde, são considerados casos suspeitos de COVID-19 todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual) ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou dispneia/dificuldade respiratória.
Os encarregados de educação de crianças com patologias respiratórias crónicas, compatíveis com a definição de caso suspeito, devem salvaguardar a situação apresentando declaração médica de modo a que não seja ativado o plano nessa circunstância particular.

4- Em matéria de transportes escolares, apesar de no circuito da manhã a entrada ser desfasada, 8:10 e 8:20, mantém-se a compatibilidade com a carreira pública já conhecida de todos uma vez que os autocarros chegam à sede da UO antes das 8:10. No circuito da tarde os autocarros passarão a sair ou às 13:30, caso não haja aulas no turno da tarde ou às 17:00, tendo sido eliminadas as saídas das 15:15 e das 16:00.

5- Para levantamento de material escolar no âmbito da Ação Social Escolar, a papelaria estará aberta em horário habitual no dia 14 de setembro para que possa ser levantado/adquirido. Os alunos dos 5.º anos de escolaridade poderão efetuar este levantamento na manhã do dia 15 com o apoio dos seus diretores de turma, não sendo por isso ncessário fazê-lo antecipadamente.

 

 

Indicações para alunos e encarregados de educação

Encaminhamento de alunos para as salas

Novos circuitos de circulação e portões em utilização

Ler 319 vezes Modificado em Sábado, 12 Setembro 2020 17:18
Mais nesta categoria: