Notícias
Por ano letivo

Geração Depositrão 7

21 Nov 2014

Defende com o Capitão Fluxo o melhor para o ambiente!

O Clube do Ambiente da nossa escola através do Programa Eco-Escolas associou-se ao projeto Geração Depositrão. O projeto Geração Depositrão surge em parceria com a ABAE (ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA), através do programa ECO-ESCOLAS. Neste sentido, e porque o devido encaminhamento dos resíduos é fundamental, as escolas representam um papel muito importante na informação, formação e educação dos adultos de amanhã, excelentes e eficazes prescritores e influenciadores do comportamento dos adultos de hoje.

 Na 7.ª edição do Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente.
O projeto Geração Depositrão tem como principal objetivo introduzir o tema dos REEE e RP&A no programa escolar, não só através de desafios lançados aos alunos e professores mas, também, através da colocação de um contentor - Depositrão - nas escolas aderentes.
Para o efeito, a escola trabalhará na informação e sensibilização dos cidadãos, motivando o comportamento da entrega de pequenos REEE e pilhas usadas.
A ERP Portugal assegurará toda a recolha e encaminhamento dos resíduos rumo ao seu tratamento e/ou reciclagem.
O Depositrão é um instrumento logístico (contentor), destinado à recolha de pequenos REEE, tais como secadores de cabelo, torradeiras, batedeiras elétricas, telefones/telemóveis, leitores de mp3, portáteis, impressoras, entre outros. Este ano terá também um recetáculo para pilhas e acumuladores, de forma a ser possível recolher, também, este tipo de resíduos.
O projeto Geração Depositrão resulta de diversas campanhas levadas a cabo pela ERP Portugal, junto do target escolar, desde o início de 2007. Sob a filosofia que "as crianças são excelentes influenciadoras do comportamento dos adultos de hoje e, simultaneamente, devem saber como se comportar no futuro" [Ricardo Neto, Diretor Geral da ERP Portugal], várias são as ferramentas de comunicação criadas para passar a mensagem. Com o objetivo de facilitar a introdução, compreensão e interpretação da mensagem, surge uma linguagem específica, identificada pela Equipa dos REEE.
Vamos assim, recolher todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, televisões, resíduos de natureza informática e lâmpadas fluorescentes e economizadoras) e pilhas/acumuladores. Deste modo, estamos também a sensibilizar para a deposição adequada destes resíduos.
Para tal, teremos de contar mais uma vez com a preciosa ajuda da Câmara Municipal da Madalena, dos alunos que fazem parte do Clube do Ambiente, de toda a escola e comunidade local para que esta campanha seja um sucesso.
Gostaria também de salientar que quantos mais REEE recolhermos, mais hipóteses temos de ser uma das escolas vencedoras deste projeto.
Os prémios a atribuir às escolas vencedoras são bastante aliciantes e o objetivo para este ano é poder recolher o maior número de REEE:

Prémio recolha de pilhas: existem prémios especiais para as escolas que recolherem o mínimo de 50kg de pilhas até Dezembro de 2014 (data da 1.ª recolha).

Prémio final (REEE + pilhas): no final do ano letivo, serão premiadas 5 escolas em cada modalidade: maior peso absoluto e maior peso por aluno, resultado das recolhas realizadas nos três períodos.

No final de cada período letivo os resíduos serão recolhidos nas escolas estando previstos 3 momentos de recolhas diretamente na escola por colaboradores coordenados pela ERP Portugal:

Recolhas

1.ª recolha - 1 a 19 de dezembro de 2014
2.ª recolha - 2 a 20 de março de 2015
3.ª recolha - 1 a 19 de junho de 2015
Juntos, é mais fácil proteger o ambiente. Espero que toda a comunidade local possa estar motivada para uma participação de peso! A Escola possui um espaço para recolha de pequenos REEE, assim sendo poderá entregar os seus REEE e RP&A na Escola Cardeal Costa Nunes. Tenha pilhas de consciência e carregue as baterias do Planeta!

 

Nota:

  • REEE = Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
  • Pequenos REEE = secadores de cabelo, brinquedos, máquinas de café, ferros de engomar, telefones/telemóveis, torradeiras/tostadeiras, facas elétricas, varinhas mágicas, relógios, balanças, máquinas fotográficas, televisões, computadores, monitores, impressoras, rádios ou consolas.
  • RP&A = Resíduos de Pilhas e Acumuladores, tais como pilhas dos comandos, provenientes de brinquedos ou de outros pequenos eletrodomésticos, baterias dos telemóveis e dos computadores portáteis, pilhas dos relógios, etc.

O coordenador do Clube do Ambiente e do Programa Eco-Escolas, Márcio Silva

Ler 3456 vezes Modificado em Sexta, 21 Novembro 2014 14:44

Itens relacionados