Notícias
Por ano letivo

É Preciso Ter Lata! Canstruction® Portugal 2015

26 Mar 2015

Fazemos da solidariedade uma obra de arte!

O evento Canstruction® Portugal 2015 tem a designação de “É Preciso Ter Lata!” e é organizado pela Associação de Solidariedade com o mesmo nome, em parceria com a Fundação Bracara Augusta e a Câmara Municipal de Braga. Trata-se de uma causa contra a fome e, ao mesmo tempo, de um concurso, que dá origem a uma exposição.
É, assim, um desafio à criatividade e à capacidade de mobilização das comunidades educativas. Os participantes, organizados em equipas que representam 29 escolas de todo o país, apresentam-se a concurso com esculturas construídas integralmente com latas de comida, de acordo com as regras e as dimensões estabelecidas neste regulamento, as quais serão avaliadas por um júri. Após a exposição, as obras de arte serão desmanteladas e as latas de cada escultura revertem a favor de instituições particulares de solidariedade social da sua comunidade.
A 3.ª edição do concurso “É Preciso Ter Lata!”, que se realiza este ano entre os dias 27 de março e 2 de abril, conta com 29 escolas participantes, das quais quatro são açorianas.

Os alunos do Clube do Ambiente da Escola Cardeal Costa Nunes participam pelo segundo ano consecutivo neste desafio. Com efeito, a equipa envolvida é constituída pelo professor Márcio Silva e por alunos do secundário, nomeadamente, Alice Cunha, André Lopes, Gina Arruda, Henrique Silva, Hugo Castro, Margarida Costa e Sofia Borges. Pretende-se construir um mural intitulado “Escalada Contra A Fome” que representa a Montanha do Pico em destaque tridimensional, estando na parte da frente a palavra “FOME” e no verso poder-se-á ler o lema “Yes, We Can” (Sim, nós podemos), utilizando para o efeito 2351 latas de atum (amarelas, azuis, verdes e vermelhas). Esta estrutura realçará mais uma vez a importância da nossa ilha e da luta contra a fome que afeta consideravelmente a nossa região e todo o país.
A construção será efetuada no dia 27 de março entre as 14h e as 22h na Escola Cardeal Costa Nunes, sendo transmitida em direto para o Estádio Municipal de Braga, onde o evento decorre em simultâneo. Há sete categorias a concurso a que nos podemos habilitar a ganhar, a saber: escultura com mais lata(s), a favorita do júri, a melhor estrutura, a melhor utilização de rótulos, melhor refeição, menção honrosa e favorita do público.
Enquanto decorre a exposição, os visitantes serão convidados a votar na sua escultura favorita. Paralelamente, haverá uma votação em www.facebook.com/eprecisoterlata. No dia 1 de abril, imediatamente após o encerramento da exposição, serão contabilizados todos os votos presenciais, escultura a escultura, bem como o número de “Gostos” que cada escultura obteve em www.facebook.com/eprecisoterlata. Todos aqueles que quiserem visitar a nossa escultura na Escola Cardeal Costa Nunes poderão fazê-lo através da doação duma lata de comida, 1 lata = 1 entrada. A nossa escultura estará em exposição no átrio de entrada da nossa escola até ao dia 10 de abril.
No dia 28 de março, em Braga, proceder-se-á à inauguração da exposição, abertura ao público e à cerimónia de entrega de prémios das esculturas vencedoras nas várias categorias.
De referir que as latas resultantes da nossa escultura serão posteriormente doadas à Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico e à Obra Social Madre Maria Clara. Até este momento já foram angariadas mais de 3 100 latas.
Convém destacar que a nossa participação contou com o apoio de várias entidades locais, nomeadamente, da Cofaco, que doou 2477 latas para a elaboração da construção, do Gabinete/Ateliê Sofia Xavier Ávila, da Câmara Municipal da Madalena, da Associação Comercial Industrial da Ilha do Pico (ACIP) e do Jornal Ilha Maior.
Ajude-nos a ganhar este desafio e vote na nossa escultura “Escalada Contra a Fome”, acedendo à página do facebook do concurso www.facebook.com/eprecisoterlata, pois, do ponto mais alto de Portugal e de uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, emergiu a vontade de Escalar a Fome. De facto, o corpulento mural de 2351 latas é o símbolo da esperança de que todos podemos contribuir para esta causa. Pretendemos não só homenagear a nossa majestosa Montanha, como também contribuir para esta causa social. O ponto mais alto de Portugal simbolizará assim a escalada contra a fome.

Não podíamos deixar de agradecer a todos os que tornaram a nossa participação uma realidade e, em especial, à COFACO Açores e ao diretor fabril, Nuno Cardoso; à Câmara Municipal da Madalena; ao Atelier de Arquitetura X│A; à Associação de Municípios da Ilha do Pico; à Servipico; ao Jornal Ilha Maior; à Associação Comercial da Ilha do Pico (ACIP); ao Hiper Solmar e ao Hiper Compre Bem.

Escale connosco a Montanha do Pico até ao cume da criatividade!
Obrigado e contamos com o seu voto e com a sua visita, porque é realmente “preciso ter lata”!


Sofia Borges

Ler 1939 vezes Modificado em Quinta, 26 Março 2015 11:57

Itens relacionados