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Bandeira Verde Eco-Escolas 2015

17 Set 2015

Temos o prazer de anunciar que, na sequência do trabalho desenvolvido e da apresentação da candidatura, a nossa escola vai ser galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2015. A todos os envolvidos e participantes no Programa que contribuíram para o sucesso do Eco-Escolas na nossa escola, os nossos PARABÉNS!
Note-se que o hastear da bandeira verde significa simultaneamente um prémio/reconhecimento e uma responsabilidade por zelar pela continuidade deste galardão.
O Programa Eco-Escolas é vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países desde meados dos anos 90.
Destina-se fundamentalmente às escolas do ensino básico podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino. Visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente.
As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.
Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.
O Programa procura igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.
A proposta às escolas consiste na adoção de uma metodologia de trabalho (simplificadamente denominada por 7 passos) que, articulando atividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade.
Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.
Um dos aspetos interessantes deste Programa, onde cada escola passa a pertencer a uma Rede, reside no estímulo ao estabelecimento de laços entre as Eco-Escolas, que se tem traduzido na multiplicação de iniciativas onde se cruzam experiências e atividades (seminários, reuniões regionais, colóquios, iniciativas dos municípios, intercâmbio entre escolas, etc...)
Deste modo, entendemos que os benefícios da participação neste projeto são muitos.
O primeiro é trabalhar em rede, juntamente com outras escolas, num projeto que se estende por todo o território nacional. Este facto possibilita a troca de ideias e experiências entre professores e alunos de todo o país.
Outro benefício resulta da apropriação da metodologia de projeto, inerente ao Eco-Escolas. A planificação do trabalho e a definição de estratégias, assentes num diagnóstico prévio e a posterior comparação com os resultados obtidos, permite não só conhecer melhor a realidade das escolas, mas também planificar o trabalho, visando objetivos e verificando a consecução dos mesmos. Esta metodologia de trabalho promove a eficácia e a significância do trabalho de alunos e professores.
O programa Eco-Escolas constitui ainda um contexto extremamente favorável ao desenvolvimento de competências sociais, cívicas e científicas, na medida em que promove ações de intervenção na comunidade escolar/exterior, sustentadas em conhecimento científico. Estas serão seguramente algumas das vantagens deste projeto.
A Escola tira assim grandes benefícios deste projeto, na medida em que contribui para o reconhecimento do trabalho desenvolvido, reforçando o seu papel na comunidade e o aprofundamento/alargamento de relações com instituições locais.
Com o objetivo de dar continuidade ao programa Eco-Escolas, temos a expetativa de continuar a desenvolver ações capazes de mobilizar toda a comunidade educativa para que todos possamos fazer da nossa escola uma ECO-ESCOLA ainda melhor!

O coordenador do Programa Eco-Escolas: Márcio Silva

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