Notícias
Por ano letivo

É Preciso Ter Lata! Canstruction® Portugal 2016

01 Jan 2016

O evento Canstruction® Portugal 2016 tem a designação de “É Preciso Ter Lata!” e é organizado pela Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar. Trata-se de uma causa contra a fome e, ao mesmo tempo, de um concurso, que dá origem a uma exposição. É, assim, um desafio à criatividade e à capacidade de mobilização das comunidades educativas.
Os participantes, organizados em equipas que representam escolas de todo o país, apresentam-se a concurso com esculturas construídas integralmente com latas de comida, de acordo com as regras e as dimensões estabelecidas no regulamento, as quais serão avaliadas por um júri. Após a exposição, as obras de arte serão desmanteladas e as latas de cada escultura revertem a favor de instituições particulares de solidariedade social.
A 4.ª edição do concurso “É Preciso Ter Lata!” realiza-se este ano entre os dias 29 de março e 01 de abril e conta com 36 escolas participantes, das quais duas são açorianas.

 

Equipas Participantes

Nome da escola/agrupamento
1.Agrupamento de Escolas de Caranguejeira – Santa Catarina da Serra
2.Agrupamento de Escolas de Perafita
3.Agrupamento de Escolas Clara de Resende - Porto
4.Agrupamento de Escolas de Cascais
5.Agrupamento de Escolas de Eiriz
6.Agrupamento de Escolas D. Pedro I - Canidelo, Vila Nova de Gaia
7.Escola Cardeal Costa Nunes - Pico, Açores
8.Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia - Maia
9.Agrupamento de Escolas António Alves de Amorim - Lourosa, Santa Maria da Feira
10.Agrupamento de Escolas Júlio Dinis - Gondomar
11.Escola Secundária de São Pedro da Cova
12.Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira - Espinho
13.Agrupamento de Escolas de Canedo
14.Agrupamento de Escolas de Celeirós
15.Didáxis - Cooperativa de Ensino CRL Riba de Ave
16.Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva
17.Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde - Peniche
18.Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra - Oeiras
19.Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves - Torres Novas
20.Agrupamento de Escolas de Valongo
21.Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3
22.Escola Secundária/3 Almeida Garrett - Vila Nova de Gaia
23.Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo - Terceira, Açores
24.Instituto Profissional da Bairrada - Oliveira do Bairro
25.Agrupamento de Escolas Sá de Miranda - Braga
26.Agrupamento de Escolas de Vallis Lungos - Valongo
27.Agrupamento de Escolas Ovar Sul
28.Escola Profissional Gustave Eiffel - Polo Lumiar, Lisboa
29.Agrupamento de Escolas de Castro Daire
30.Agrupamento de Escolas de Casquilhos - Barreiro
31.Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais - Lisboa
32.Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho - Porto
33.Agrupamento de Escolas de Valbom
34.Escola Profissional da Serra da Estrela - Seia
35.Agrupamento de Escolas António Sérgio - Vila Nova de Gaia
36.Agrupamento de Escolas de Eixo

Os alunos do Clube do Ambiente da escola Cardeal Costa Nunes participam pelo terceiro ano consecutivo neste desafio. Com efeito, a equipa envolvida é constituída pelos professores Márcio Silva e Isabel Manito e por alunos do secundário, nomeadamente, Alice Cunha, Inês Rodrigues, Miguel Silva, Rita Silva, Sofia Borges e Tiago Goulart.
O evento realizar-se-á no pavilhão multiusos de Gondomar. As esculturas serão construídas no dia 29 de março, entre as 15:00 e as 23:00. No dia seguinte, 30 de março, o júri apreciará as obras de arte e atribuirá os prémios de acordo com as sete categorias a concurso a que nos podemos habilitar a ganhar, a saber: escultura com mais lata(s), a favorita do júri, a melhor estrutura, a melhor utilização de rótulos, melhor refeição, menção honrosa e favorita do público. A exposição será aberta ao público neste mesmo dia, após a cerimónia de entrega dos prémios, em horário a divulgar.
Enquanto decorre a exposição, os visitantes serão convidados a votar na sua escultura favorita. Paralelamente, haverá uma votação em www.facebook.com/eprecisoterlata. No dia 1 de abril, imediatamente após o encerramento da exposição, serão contabilizados todos os votos presenciais, escultura a escultura, bem como o número de “Gostos” que cada escultura obteve. Vence o prémio desta categoria a escultura que obtiver o maior somatório de votos (presenciais +“Gostos”).
A Escola Cardeal Costa Nunes irá participar neste desafio, mas, para a construção da escultura, precisamos do seu apoio. Assim, está a decorrer entre 04 de dezembro de 2015 e 04 de março de 2016 uma campanha de recolha de produtos alimentares enlatados, os quais serão usados na construção da nossa escultura.
Todos podem participar nesta campanha, basta trazer 1, 2, 3… latas de comida e colocá-la (s) nos locais de recolha instalados: no átrio de entrada da nossa escola, Câmara Municipal da Madalena, Atelier de Arquitetura X│A, Hiper Solmar, Hiper Compre Bem, Santa Casa da Misericórdia da Madalena, Obra Social Madre Maria Clara, Bombeiros Voluntários da Madalena, Supermercado Organizações Heltina, Associação Comercial da Ilha do Pico, Esquadra da PSP da Madalena e Centro de Saúde da Madalena. Precisamos, essencialmente, de latas de alimentos!
As latas só poderão ser de comida, deverão estar dentro da validade e não deverão estar amolgadas. Estas latas serão depois entregues a duas instituições, nomeadamente, à Santa Casa da Misericórdia da Madalena do Pico e à Obra Social Madre Maria Clara.

Contamos com o seu apoio neste desafio à criatividade que é uma causa contra a fome!

Fazemos da solidariedade uma obra de arte!

Contamos com a(s) sua(s) lata(s), porque é realmente “preciso ter lata”!

 

Divulgação do nosso projeto

Márcio Silva

Ler 1222 vezes Modificado em Sexta, 01 Janeiro 2016 18:29

Itens relacionados