Notícias
Por ano letivo

08 Set 2021

Para os efeitos tidos por convenientes, informa-se que o Despacho n.º 8652-A/2021, de 31 de agosto, determinou  a abertura da plataforma de candidatura online na 1.ª fase do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2021-2022, podendo ler-se:

“(…) Assim, atendendo ao reforço do número de vagas com efeitos na primeira fase da candidatura do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, foi determinada, por despacho da Senhora diretora -geral do Ensino Superior de 28 de agosto de 2021, a abertura da plataforma de candidatura online, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, para efeitos de eventual alteração das opções de candidatura já apresentadas, sendo considerada apenas a última candidatura submetida.

01 Ago 2021

Como é do conhecimento público as pautas com os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais serão afixadas na 2ª feira, dia 2 de agosto. De acordo com a Norma 02/JNE/2021 relembram-se os procedimentos relativos ao processo de reapreciação e reclamação das provas e exames realizados no corrente ano letivo, a saber:

A - FASES DO PROCESSO


1. No processo de reapreciação há a considerar duas fases distintas:
   a) A consulta das provas, que se destina a permitir que o aluno possa conhecer a classificação que foi atribuída a cada questão da prova;
   b) A reapreciação propriamente dita, que tem início quando o aluno, após a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciação e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciação e a alegação.


B - PEDIDO DE CONSULTA DA PROVA


1 - O requerimento para consulta da prova (Modelo 09/JNE) em formato PDF editável, abaixo disponibilizado, deve ser descarregado, preenchido e e enviado para o correio eletrónico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregue nos serviços de administração escolar, pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior, e devendo ser dirigido ao presidente do conselho executivo.
2 - O requerimento é enviado/apresentado, no próprio dia e no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação. servindo este de recibo a devolver ao requerente.
3 - Os encarregados de educação dos alunos filhos de profissionais itinerantes, que pretendam solicitar a reapreciação das provas e exames, devem fazê-lo através da escola de matrícula do seu educando.


C - REALIZAÇÃO DA CONSULTA


1 - No prazo máximo de um dia útil, após o prazo referido no número anterior, a escola faculta aos alunos as cópias da prova realizada, em suporte digital (formato pdf) ou em suporte papel, mediante o pagamento de encargos que deverão estar em linha com outros habitualmente praticados.
2 - A consulta do original da prova só pode ser efetuada na presença do presidente do conselho executivo, vice-presidente do conselho executivo ou do coordenador do secretariado de exames.


D - FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO


1 - Os modelos referentes ao processo de reapreciação devem, preferencialmente, ser preenchidos em formato digital, disponíveis abaixo e em https://www.dge.mec.pt/modelos, , sendo descarregados, preenchidos e enviados para o correio eletrónico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para posteriormente serem impressos e assinados para apresentação na escola.
2 - O requerimento deve ser formalizado, nos dois dias úteis seguintes ao prazo mencionado em C - 1., através do Modelo 11/JNE, dirigido ao Presidente do JNE.
3 - A validação do modelo 11/JNE é formalizada presencialmente mediante assinatura do modelo e respetivo pagamento.
4 - O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 11-A/JNE.
5 - Quando a alegação não for redigida no Modelo 11-A/JNE, deve ser anexada ao referido modelo, o qual serve de folha de rosto.
6 - Se a reapreciação incidir exclusivamente sobre erro na soma das cotações e ou erro na atribuição da classificação aos itens de seleção, o requerente deve apresentar o Modelo 10/JNE devidamente preenchido, não havendo neste caso lugar a alegação nem sendo devido o depósito de qualquer quantia.

  

22 Jul 2021

A Newsletter “Info.Piquinho” número 0 surge como o trabalho final da formação “Literacia dos media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, frequentada pelos docentes Ana Paula Silva, Elisabete Pereira e João Mota. Esta oficina de formação decorreu da participação da nossa escola num projeto piloto intitulado Literacia para os Media.
Elaborada no ano letivo 2019/2020, teve por base a reportagem “No pico dos vulcões”, da responsabilidade dos alunos do 10.ºCT/AV (Carolina Gomes, Inês Rosa, Luana Dias, Lucas Castro, Luís Figueiredo, Sofia Marcos, Tiago Ferreira, Vitória Pinto e Daniela Ramalho), realizada após uma visita de estudo feita à Casa dos Vulcões, uma atividade de Trabalho de Projeto desenvolvido no âmbito dos domínios da componente curricular transversal de Cidadania e Desenvolvimento (em articulação com as disciplinas de Português, Francês, Inglês, Desenho, Filosofia, Biologia e Geologia), cujo tema era a Educação Ambiental.
Na criação do número 1 da Info.Piquinho, durante o ano letivo 2020/2021 e que agora se divulga, definiram-se conteúdos de acordo com o tema escolhido (nesta edição, privilegiou-se o tema “O vinho e a vinha”), organizando-se as equipas de jovens “jornalistas” para escrever sobre os variados assuntos, de modo a que houvesse diversidade.
Estamos perante um projeto que permite novas experiências e vivências, não só no que toca à pesquisa e redação dos textos, aplicando-se os conteúdos aprendidos nas aulas de português e nas áreas científicas, mas, igualmente, no que toca aos temas tratados, na medida em que refletem aspetos da história desta ilha e das suas gentes. Assim, exploram-se conteúdos programáticos e conteúdos culturais, aprendendo, revisitando e descobrindo a ilha dos envolvidos, neste caso o Pico.

 Num tão conturbado período, as boas notícias são sempre bem-vindas! O número #DOIS# da Info.Piquinho, a “newsletter” da nossa escola, já está “online”! Esta edição, uma publicação alojada no site institucional da Escola Básica e Secundária da Madalena, dirige-se a toda a comunidade escolar e local.
Esta edição tem como tema “O Pico está na moda - Gastronomia”, pois no verão de 2021 foi a ilha mais procurada pelos turistas residentes e um dos destinos mais elogiados pelos estrangeiros. As potencialidades do Pico estão a ser exploradas por muita gente da própria ilha e outros que regressam, apostando em várias áreas ligadas ao setor turístico. Na restauração começam a surgir ótimas propostas, trabalhando os recursos gastronómicos da ilha e levando a tradição a um encontro com a modernidade.

 

 

Info.Piquinho 00