Notícias
Por ano letivo

19 Nov 2013

Concurso para a criação de um logótipo

No âmbito da parceria estabelecida entre as Escolas Secundária Manuel de Arriaga, Básica e Secundária da Madalena e Básica e Secundária da Calheta que conduziu à criação da Comunidade do Canal, divulga-se, no Dia Mundial da Filosofia, um CONCURSO para a criação de um logótipo dos XXIs Encontros Filosóficos, subordinado ao tema: “Ciência e Religião”. O logótipo vencedor será utilizado nos materiais de divulgação, e será aplicado no desenvolvimento do projeto, nomeadamente na impressão de selo. Constará ainda nas páginas web da Escola Secundária Manuel de Arriaga, Escola Cardeal Costa Nunes e Escola Básica e Secundária da Calheta.

O concurso decorrerá do dia 21 de novembro (Dia Mundial da Filosofia) de 2013 até ao dia 15 de janeiro de 2014 e destina-se aos alunos do ensino secundário das escolas do Pico, Faial e S. Jorge. Para informações mais pormenorizadas consulte o regulamento.

 


Regulamento do concurso

06 Nov 2013

Recolha seletiva de pilhas, tampinhas e rolhas de cortiça nas escolas do concelho da Madalena

No âmbito do Dia Internacional das Eco-Escolas e da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 2013 - EWWR, o Clube do Ambiente leva a cabo o concurso “Recolhe e Ganha - Ganhas tu e ganha o Ambiente!”, o qual visa a recolha do maior número possível de resíduos: pilhas, tampinhas e rolhas de cortiça.

O Dia internacional das Eco-Escolas comemora-se a 7 de novembro no intuito de dar visibilidade internacional ao trabalho que diariamente

02 Set 2013

1- A EBS da Madalena é uma das 17 escolas da região que aderiram ao Projeto Fénix, proposto pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura. Persegue-se, assim, o objetivo de abraçar todas as medidas inovadoras que possam aumentar os índices de sucesso escolar.

 2- O projeto fénix "assenta num modelo organizacional de escola que permite dar um apoio mais personalizado aos alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Português, Matemática, ou outra identificada pela escola de acordo com a taxa de sucesso. De uma forma sucinta, este modelo consiste na criação de Turmas Fénix - ninhos nos quais são temporariamente integrados os alunos que necessitam de um maior apoio para conseguir recuperar aprendizagens, permitindo um ensino mais individualizado, com respeito por diferentes ritmos de aprendizagem o que se tem vindo a revelar uma estratégia de sucesso educativo."

3- A conjunção da análise das taxas de sucesso escolar com os anos de escolaridade abrangidos pelo projeto justificou a escolha das turmas do 7.º ano de escolaridade. Face ao número de alunos desse ano de escolaridade e ao seu aproveitamento escolar foram constituídas uma turma não Fénix (7A) e duas turmas Fénix (7B e 7C).

4- As turmas Fénix têm uma estrutura flexível para permitir a "constituição de grupos de trabalho diferenciados, designados por turma Fénix e ninhos, que nas disciplinas definidas como prioritárias (Português e Matemática) desenvolvem um trabalho mais personalizado e ajustado às necessidades concretas de cada aluno. Os alunos com maiores dificuldades nestas disciplinas são apoiados, de acordo com o seu nível de conhecimentos, nos grupos de pequena dimensão (ninhos)."

5- Os ninhos funcionarão no mesmo tempo letivo das disciplinas de Português e Matemática das turmas Fénix para não sobrecarregar os alunos com tempos extra de apoio educativo. Assim que o nível de desempenho esperado é atingido, os alunos regressam à sua turma de origem.

6- As características do projeto tornam-no um desafio ambicioso que, com o trabalho de equipa e o compromisso de alunos, professores e pais, produzirá resultados.

O Conselho Executivo