Notícias
Por ano letivo

14 Jul 2016

Entre os dias 4 e 8 de julho, a Escola Básica e Secundária da Madalena, organizou o seu primeiro campo de férias. Este projeto, inserido no programa ProSucesso, foi dinamizado pelo Departamento Curricular de Ciências Físico-Naturais em parceria com outros departamentos e professores da escola e incluiu cerca de duas dezenas de crianças entre os 8 e os 11 anos, entre as 9 e as 17h.
Este campo de férias pretendeu proporcionar às crianças um conjunto de vivências enriquecedoras da sua personalidade, capaz de fazer alargar a compreensão de matérias curriculares e não curriculares de uma forma lúdica. Houve tardes e manhãs de ciência; oficina de origamis e ioga do riso; oficina de culinária; pintura de murais, oficina de trabalhos manuais e de escultura de basalto; desporto nas suas mais variadas vertentes, desde a aeróbica, circuito de bicicletas, iniciação à vela, com a colaboração do Clube Naval da Madalena, ou jogos na piscina; visitas a instituições, Cooperativa Flor de Incenso e a pontos turísticos da Madalena, Quinta das Rosas e Gruta das Torres; realização de trilhos pedestres e caminhadas pela zona da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, na Criação Velha.
Esta foi uma semana cheia de atividades, animação e muita brincadeira!

Para a posteridade

 
14 Jul 2016

Foram dinamizadas várias atividades na biblioteca escolar ao longo do ano letivo. Contámos com a colaboração de funcionários, professores, pais e encarregados de educação e alunos. Dar a conhecer o espaço da biblioteca escolar à comunidade educativa e promover o gosto pela leitura e pelos livros foram, sem dúvida, os objetivos principais das diversas atividades desenvolvidas.

Na receção aos alunos do quinto ano, a equipa colaborou com os diretores de turma com a organização de um Bibliopaper para dar a conhecer o espaço da biblioteca e os seus recursos.

A comemoração do “Dia da Biblioteca Escolar” foi realizada com atividades direcionadas a diferentes níveis de escolaridade. Para os primeiros anos, os alunos do nono ano, turmas B e C, sob orientação da professora Carla Silva, fizeram um excelente trabalho na organização da peça de teatro, a partir da história "A menina que detestava os livros". Fez-se o Encontro com o escrito Manuel Tomás para os sétimos anos, numa conversa sobre a importância dos livros e da história das bibliotecas ao longo dos tempos, nomeadamente a nossa biblioteca escolar. Ainda nesta comemoração organizou-se um bibliopaper para os sextos anos e os alunos dos quarto e quinto anos participaram com entusiasmo na elaboração de frases e/ou poemas alusivos ao tema - os livros e a biblioteca, decorando a biblioteca com cartões coloridos.

Na época natalícia, promoveu-se um concurso “A Carta mais original ao Pai Natal” destinado a todos os alunos da escola. A entrega dos prémios aos vencedores realizou-se no dia 26 de janeiro, pela Presidente do Conselho Executivo.


No sentido de promover o gosto pelos livros e especialmente pela poesia, a equipa solicitou a colaboração das docentes de português do quinto ano, Eugénia Amaral, Isabel Patrício e Susana Silveira, para dinamizarem sessões de declamação de poemas aos alunos do primeiro ciclo do edifício 2, tendo por base o livro “O que eu quero ser…” de José Jorge Letria, indo ao encontro de alguns conteúdos programáticos de português e estudo do meio.

Durante o ano também foram realizadas outras atividades como o “Autor do mês”, “Semana dos jogos” e “Passaporte do leitor”, no sentido de incentivar os alunos a frequentar ativamente o espaço da biblioteca escolar.

Agradecemos a todos os colaboradores e até para o próximo ano!

A equipa da BE

01 Jul 2016

No ato eleitoral do pretérito dia 23 de junho, a lista que se candidatou a um novo mandato do Conselho Executivo para o triénio 2016-2019, obteve 171 dos 193 votos entrados em urna, correspondentes a 88,6%. Dos 193 votantes há a registar 22 votos em branco. Num caderno eleitoral com 231 eleitores foram 38 as abstenções.
A tomada de posse da equipa constituída por Isabel Aroeira (Presidente), Lígia Machado e José Anacleto (vice-presidentes), decorreu ontem, 30 de junho, pelas 10:00, na sede da unidade orgânica.
Sob o lema "Para uma escola de Sucesso contamos com todos porque todos contam" o Conselho Executivo eleito apresenta-se a um novo mandato com o objetivo de consolidar os passos sólidos que a Escola Básica e Secundária da Madalena tem dado no sentido de se estabelecer como uma referência no panorama educativo local e regional, contando para tal com as sinergias existentes no seio da comunidade educativa e com o constante aprofundamento do trabalho colaborativo e articulado com outras instituições do concelho.