Notícias
Por ano letivo

19 Jan 2016

1.ª Recolha – até 18 de janeiro

De Geração para Gerações

O Clube do Ambiente da nossa escola através do Programa Eco-Escolas associou-se ao projeto Geração Depositrão.
Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.
Na 8ª edição da Geração Depositrão desafiam-se as escolas a realizarem atividades de sensibilização para a deposição correta dos REEE e pilhas em fim de vida, passando a escola a funcionar como ponto de recolha na zona envolvente.
Neste sentido, e porque o devido encaminhamento dos resíduos é fundamental, as escolas representam um papel muito importante na informação, formação e educação dos adultos de amanhã, excelentes e eficazes prescritores e influenciadores do comportamento dos adultos de hoje.

Objetivos

  •  (In)formar acerca das características específicas dos REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e principais conceitos associados à sua reciclagem;
  •  Sensibilizar a escola e a comunidade para a importância da entrega dos REEE e RP&A para reciclagem;
  •  Incentivar o depósito de REEE e RP&A através do Depositrão, bem como a realização de trabalhos pelas escolas;
  •  Proporcionar à comunidade, através da Eco-Escola um ponto de deposição e recolha de REEE e pilhas usadas;
  •  Contribuir para a implementação do Programa Eco-Escolas através do equipamento das escolas e do incentivo a atitudes pró-ativas na gestão e triagem de resíduos;
  •  Promover a interação entre a geração atual e as 2 anteriores (pais e avós);
  •  Combater a inércia e passividade dos cidadãos, refletida no armazenamento de resíduos;
  •  Estimular a solidariedade social na região de cada escola, entre as gerações alvo.

 

Para o efeito, a escola trabalhará na informação e sensibilização dos cidadãos, motivando o comportamento da entrega de pequenos REEE e pilhas usadas.

A ERP Portugal assegurará toda a recolha e encaminhamento dos resíduos rumo ao seu tratamento e/ou reciclagem.
Vamos assim, recolher todos os tipos de REEE (pequenos e grandes eletrodomésticos, televisões, resíduos de natureza informática e lâmpadas fluorescentes e economizadoras) e pilhas/acumuladores. Deste modo, estamos também a sensibilizar para a deposição adequada destes resíduos.
Para tal, teremos de contar mais uma vez com a preciosa ajuda da Câmara Municipal da Madalena, dos alunos que fazem parte do Clube do Ambiente, de toda a escola e comunidade local para que esta campanha seja um sucesso.
Gostaria também de salientar que quantos mais REEE recolhermos, mais hipóteses temos de ser uma das escolas vencedoras deste projeto.
Os prémios a atribuir às escolas vencedoras são bastante aliciantes e o objetivo para este ano é poder recolher o maior número de REEE.

No final de cada período letivo os resíduos serão recolhidos nas escolas estando previstos 3 momentos de recolhas diretamente na escola por colaboradores coordenados pela ERP Portugal:

  •  1.ª recolha – até 18 de janeiro de 2016
  •  2.ª recolha – final do 2.º Período
  •  3.ª recolha - final do 3.º Período

Juntos, é mais fácil proteger o ambiente. Espero que toda a comunidade local possa estar motivada para uma participação de peso!
A Escola possui um espaço para recolha de pequenos REEE, assim sendo poderá entregar os seus REEE e RP&A na Escola Cardeal Costa Nunes.
Tenha pilhas de consciência e carregue as baterias do Planeta!

Nota:

  • REEE = Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
  • Pequenos REEE = secadores de cabelo, brinquedos, máquinas de café, ferros de engomar, telefones/telemóveis, torradeiras/tostadeiras, facas elétricas, varinhas mágicas, relógios, balanças, máquinas fotográficas, televisões, computadores, monitores, impressoras, rádios ou consolas.
  • RP&A = Resíduos de Pilhas e Acumuladores, tais como pilhas dos comandos, provenientes de brinquedos ou de outros pequenos eletrodomésticos, baterias dos telemóveis e dos computadores portáteis, pilhas dos relógios, etc.

  Geração depositrão

 

 

Campanha

O coordenador do Clube do Ambiente e do Programa Eco-Escolas: Márcio Silva

01 Jan 2016

O evento Canstruction® Portugal 2016 tem a designação de “É Preciso Ter Lata!” e é organizado pela Associação É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar. Trata-se de uma causa contra a fome e, ao mesmo tempo, de um concurso, que dá origem a uma exposição. É, assim, um desafio à criatividade e à capacidade de mobilização das comunidades educativas.
Os participantes, organizados em equipas que representam escolas de todo o país, apresentam-se a concurso com esculturas construídas integralmente com latas de comida, de acordo com as regras e as dimensões estabelecidas no regulamento, as quais serão avaliadas por um júri. Após a exposição, as obras de arte serão desmanteladas e as latas de cada escultura revertem a favor de instituições particulares de solidariedade social.
A 4.ª edição do concurso “É Preciso Ter Lata!” realiza-se este ano entre os dias 29 de março e 01 de abril e conta com 36 escolas participantes, das quais duas são açorianas.

18 Dez 2015

Informa-se que as pautas de avaliação dos alunos relativas ao 1.º período letivo, da ECCN e das escolas das freguesias, serão afixadas no dia 21 de dezembro, na ECCN e nas escolas das freguesias, respetivamente.

A entrega das classificações dos alunos da ECCN decorrerá no dia 6 de janeiro (quarta-feira), das 16:00 às 18:00, enquanto que as restantes escolas fá-lo-ão no dia e hora agendados pelos professores titulares com os encarregados de educação.

Os encarregados de educação também poderão, a partir do dia 21 de dezembro, visualizar as classificações na plataforma Inovar Consulta mediante autenticação com as suas credenciais de acesso.