Notícias
Por ano letivo

19 Nov 2015

No âmbito das campanhas de recolha de resíduos a que escola está associada, através do Clube do Ambiente e do Programa Eco-Escolas foram recolhidas nos últimos dois anos letivos as seguintes quantidades. O objetivo destas campanhas é sensibilizar os jovens para a recolha seletiva de resíduos.
Reduzir, reutilizar e reciclar, porque é preciso fazer melhor todos os dias!

12 Nov 2015

16 de novembro, entre as 20:00 e as 22:00, no campo da ECCN

“Globe at Night” é uma campanha internacional que promove uma ação de medição da poluição luminosa em todo o mundo, através da participação ativa dos cidadãos. A participação neste programa internacional de Ciência feita por cidadãos ajudará a medir os índices de poluição luminosa em todo o mundo, ao mesmo tempo que ajudará a informar e a sensibilizar para o impacto deste tipo de poluição, promovendo ainda a sua prevenção. Até 2014, este programa já recebeu 105,000 medições de 115 países diferentes. Crê o OASA que esta é uma excelente oportunidade para dinamizar uma atividade prática de aprendizagem para os alunos de Ciências, inserindo o debate sobre esta ameaça ainda algo desvalorizada e que nos Açores, apesar de ainda pouco significante, poderá receber uma atitude mais preventiva.
Uma das formas encontradas para incentivar os alunos a fazerem Ciência a partir de casa, tem passado por levar uma apresentação às principais escolas da ilha na qual, e de uma forma leve e apelativa, é abordada a questão da poluição luminosa e ressalvada a importância do céu dos Açores e pela proteção da sua beleza natural.
No dia 16 de Novembro os técnicos do OASA estarão na nossa escola com dois Astrofotografos, Miguel Claro e Babak Tafreshi para a realização de uma palestra Globo à Noite, Observação Solar e Observação Noturna.
Assim, entre as 20:00 e as 22:00, na Escola Cardeal Costa Nunes poderá observar o céu noturno. As atividades são gratuitas, não implicam qualquer marcação. Venha conhecer o céu açoriano.

 

12 Nov 2015

O concurso de fotografia “LUZ EM FLASH”, organizado pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e pela Sociedade Portuguesa de Ótica e Fotónica, decorreu entre 20 de fevereiro e 10 de maio de 2015 e foi patrocinado pelo centro comercial de Aveiro, Glicínias Plaza.
Surgiu no âmbito do Ano Internacional da Luz 2015 (AIL 2015), resultante da iniciativa de um vasto consórcio de diferentes entidades científicas juntamente com a UNESCO – pretendendo evidenciar aos cidadãos a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro e no desenvolvimento da sociedade.
Uma vez que a luz é ciência, tecnologia, natureza, arte e cultura, “ LUZ EM FLASH” teve por objetivo a produção de fotografias que mostrassem o papel vital que a luz e as tecnologias baseadas na luz desempenham no dia-a-dia.
Este concurso decorreu em Portugal e nos restantes estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os participantes poderiam concorrer individualmente ou em grupo e foram divididos em quatro categorias A, B, C e D, sendo que “A” se destinava a alunos do 1.º ciclo do ensino básico; “B” a alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; “C” a alunos do ensino secundário e “D” a adultos (incluindo estudantes universitários e público em geral com idade superior a 18 anos).
Foram recebidos 496 trabalhos nacionais e internacionais avaliados por um júri de 13 elementos qualificados. Numa 1.ª fase foram selecionadas as 156 melhores fotografias para a exposição final “LUZ EM FLASH”. Numa 2.ª fase o júri selecionou os premiados.
Mariana Azevedo, aluna do 12.º CT da Escola Cardeal Costa Nunes, foi premiada com o 2.º lugar e uma menção honrosa. Concorreu na categoria “C” com duas fotografias. O 2.º lugar foi atribuído à fotografia intitulada “Ribeira invertida” e a menção honrosa à fotografia “Pôr do sol na montanha do Pico”.
O evento da entrega dos prémios e inauguração da exposição final “LUZ EM FLASH” decorreu no dia 25 de setembro de 2015 na Fábrica Centro Ciência Viva, em Aveiro.
A exposição estará patente no centro comercial Glicínias Plaza a partir do dia 17 de outubro até 15 de novembro de 2015. Também será exposta em diversas localidades do país no âmbito das comemorações do AIL 2015.