Notícias
Por ano letivo

12 Mai 2016

A iniciativa “Rota Eco-Escolas”, coordenada pela Associação Bandeira Azul, Programa Eco-Escolas, integra-se no tema mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município. Aproximando-se a comemoração dos 20 anos da Eco-Escolas em Portugal a Rota Eco-Escolas transforma-se na “Rota dos 20′′ tendo como ambição chegar a todas e cada uma das Eco-Escolas em Portugal colocando o enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções. Decorre simultaneamente em 20 regiões (os 18 distritos do continente e as duas regiões autónomas) e iniciou-se simbolicamente a 22 de abril de 2015 – o Dia da Terra e Dia Internacional de Ação Eco-Schools. Terá a duração necessária para que os testemunhos passem em todas as escolas que quiserem participar, prevendo-se que esteja concluída no final de 2016. Para a concretização da Rota é fundamental a participação dos municípios que agilizam a nível local a passagem de testemunhos. Às escolas cabe a responsabilidade de sugerir e escrever no pergaminho medidas concretas a aplicar na localidade onde a escola se insere. Comprometem-se também com a sua participação, a contribuir para a diminuição do impacto ambiental das deslocações diárias; os "peddy buses", a partilha de transporte ou o incentivo ao uso da bicicleta, são apenas alguns exemplos de atividades que visam atingir esse objetivo. Para visualizar o programa da iniciativa clique na imagem do artigo.

10 Mai 2016

O dia 9 de maio, Dia da Europa, assinala o aniversário da “Declaração de Schuman” e a ideia da criação de um continente unido e em paz! Em 9 de maio de 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros Francês lançava as bases da atual União Europeia. A Escola Básica e Secundária da Madalena também se associou a estas comemorações através do seu Clube Europeu “Maroiços”.
O Clube Europeu “Maroiços” dinamizou ao longo de todo o dia algumas atividades junto da comunidade escolar no âmbito destas comemorações. O hall de entrada foi espaço escolhido para uma exposição de fotografias das diferentes atividades e encontros transnacionais entre alunos e professores no âmbito do Projecto Erasmus + : “Trail of extinct and active volcanoes, earthquakes across Europe”, bem como para a divulgação da Europa e das suas instituições através da disponibilização de brochuras, folhetos e livros acerca dos países que fazem parte da união, das suas gentes e culturas. Na sala de convívio pode-se visionar uma apresentação relativa ao último encontro transnacional realizado em Itália no passado mês de abril, no âmbito do já referido projecto Erasmus + e saborear alguns dos mais populares pratos italianos, como a pizza, os gelados ou a tradicional limonada.
Para ser europeu e conhecer a Europa é necessário conhecer as suas gentes, a sua cultura e os seus sabores. Foi nesta perspectiva que o Clube Europeu organizou este Dia da Europa, sem dúvida um dia diferente na Escola Básica e Secundária da Madalena!

Registo fotográfico

 
05 Mai 2016

Este projeto tem como objetivos: promover atividades que inspirem modos de vida mais sustentáveis, através da prática da dança e exercício físico; dinamizar e consolidar a rede Eco-Escolas através da participação num projeto coletivo; dar a conhecer diversos concelhos de Portugal onde existem Eco-Escolas; divulgar as escolas e a música portuguesa na rede internacional Eco-Schools.
Todo o trabalho de preparação da coreografia foi desenvolvido pela professora Catarina Morais e pelos alunos Érica Amaral Jorge (6º B), Sofia Rosa Marcos (6º B), Carolina Sousa Dutra (7º B), Nádia Isabel S. Raposo (7º B), Carolina Isabel L. Goulart (7º C), Rafaela Rodrigues Sequeira (7º C), Rita Silva Goulart (7º C), Cátia Pereira Marcos (8º A), Mafalda Sofia S. Luz (8º B), Jerson Leonardo D. Brito (9º A), Nicole Bettencourt Soares (9º A) e Beatriz Rocha (9º B). Foram operadores de câmara André Leandres e Luís Garcia, tendo a edição e realização ficado a cargo do primeiro.