Notícias
Por ano letivo

25 Mar 2017

Hora do Planeta 2017 acontece hoje, 25 de março, entre as 20:30 e as 21:30, hora local.

A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 25 de março de 2017 às 20:30 para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.
Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.
A Hora do Planeta em 2016 chegou a 178 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas.
Em Portugal, 110 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.
Em 2017, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.
A Escola Cardeal Costa Nunes (ECCN) tem vindo a associar-se à Hora do Planeta, desligando as luzes. A Hora do Planeta, iniciativa promovida pela WWF, é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas, que pretende envolver Cidadãos Comuns, Governos, Organizações e Empresas numa ação conjunta para sensibilizar os menos atentos para os efeitos do aquecimento global.
A Hora do Planeta 2017, o momento em que as luzes se apagarão durante 60 minutos num ato simbólico de preocupação ambiental, começando na Austrália e percorrendo todo o globo terrestre, acontecerá no dia 25 de março, entre as 20h30m e as 21h30m, e como tem vindo a ser hábito, a ECCN não irá ficar indiferente. Podemos contar contigo? DESLIGA-TE!

 

Veja aqui os seus videos de apoio dedicados a 2017.

O Clube do Ambiente

 

20 Mar 2017

O Departamento Curricular de Ciências Físico-Naturais através do projeto "Despertar para a Ciência" irá colaborar com a realização de atividades experimentais sobre o tema "A importância da água". Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das atividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças. Atividades diárias de higiene, de alimentação ou do brincar proporcionam às crianças um grande número de explorações informais: quando brincam com objetos diferentes no banho e veem que uns flutuam e outros não, quando notam que o açúcar “desapareceu” na água, quando enchem e esvaziam recipientes com água, quando misturam diferentes materiais com água e tentam separá- los.

20 Mar 2017

Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!

No passado dia 21 de fevereiro, nós, Margarida e Samanta, estávamos tão nervosas com a elevada exigência das propostas que iríamos defender no Parlamento dos Jovens que mal conseguimos conversar, estando sempre a rever mentalmente todos os detalhes das nossas medidas. Dirigimo-nos para a Assembleia. Pouco depois de chegarmos, foi iniciada a sessão. Finalmente estava a chegar o momento que há tanto tempo preparávamos e pela qual igualmente ansiávamos. Foram apresentados os deputados do PS e do CDS-PP e os jovens deputados que representavam as escolas de todas as ilhas dos Açores. De seguida, foram feitas as perguntas aos deputados, a nossa primeira intervenção, que já tínhamos previamente preparado.