Notícias
Por ano letivo

23 Out 2016

À semelhança dos anos anteriores, no final da 5.ª Edição da campanha “Pilhão vai à Escola” (ano letivo 2015/2016), a Ecopilhas lançou um desafio extra a todas as escolas/jardins de infância que participaram na campanha. A instituição que entre 4 de abril e 31 de maio de 2016 recolhesse mais pilhas e baterias, em termos absolutos no seu Distrito, recebia um Tablet.
A nossa escola ficou classificada em 5.º lugar, com a recolha de 105,00 kg. A EB2 Gaspar Frutuoso foi a vencedora do Distrito dos Açores, com 224,50 kg recolhidos e foi premiada com um TABLET.
Parabéns ao vencedor e um obrigada a todos pelo empenho na procura de um ambiente melhor, através da recolha de pilhas e baterias usadas.
O ambiente agradece!

O coordenador do Programa Eco-Escolas/ Clube do Ambiente: Márcio Silva

20 Out 2016

Decorrerá brevemente no Centro de Formação Artística da Madalena um curso de escultura, em regime pós laboral. Com inscrições abertas até ao dia 26 de outubro, é um curso que visa iniciar "os formandos no mundo da escultura através da manipulação de diversos materiais, estimulando a sua capacidade de ler e compreender a forma tridimensionais, através da construção de moldes."
Eventuais interessados podem obter mais informação aqui.

14 Out 2016

"Velocidade em segurança"

VERSUS

"Perto da emoção, longe do perigo”

No próximo dia 20 de outubro de 2016, pelas 14:30, irá realizar-se uma palestra no anfiteatro da Escola Cardeal Costa Nunes com alguns dos mais conceituados pilotos de rali da ilha e da região: José Paula, Luís Rego e Ricardo Moura com o tema: “Velocidade com segurança” versus "Perto da emoção, longe do perigo”, destinada aos alunos do 9.º Ano, que permitirá que estes relatem as suas experiências enquanto pilotos de rali, das diferenças entre a condução que fazem em prova e no dia-a-dia, dos meios de segurança obrigatórios que dispõem nos seus carros e de todos os cuidados associados a uma condução segura.
Esta palestra terá como objetivos: sensibilizar os alunos para o perigo da condução a grande velocidade; alertar para a importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições; destacar o plano de segurança das várias provas especiais por onde irá passar o rali e alertar para a forma como se controla a segurança. Associada a esta palestra os alunos poderão ainda ver em exposição as viaturas dos pilotos que irão participar no V Rali Ilha do Pico “Além Mar”. A experiência passa ainda por colocar os alunos em contato com os carros.

De acordo com as Orientações Curriculares para o 3.º ciclo do Ensino Básico, a área disciplinar de Física e Química deve apelar ao desenvolvimento de várias competências, contribuindo para a literacia científica dos alunos, fazendo prevalecer experiências educativas que conduzam à formação de cidadãos responsáveis, interessados e intervenientes. Os conteúdos programáticos da disciplina no 9.º ano incidem no tema: “ Movimento e Forças”, fazendo-se o estudo de grandezas físicas como distância, velocidade, aceleração, forças envolvidas, por exemplo em situações de travagens e sistemas de seguranças de veículos.

Tendo sido todos os conceitos trabalhados nesta disciplina e atendendo ao fascínio que muitos jovens têm pelos desportos de velocidade, considera-se que o testemunho de pilotos de rali junto dos nossos alunos pode contribuir para a sensibilização dos mesmos a diferentes níveis: perigo da condução a grande velocidade, importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições.

Os professores: Márcio Silva e Sónia Garcia