Notícias
Por ano letivo

08 Nov 2016

Before The Flood

Este trabalho é narrado por Leonardo DiCaprio que, ao longo da sua viagem por todo o mundo, entrevista personalidades como Barack Obama, Bill Clinton, Ban Ki-moon, o Papa Francisco, investigadores da NASA, conservacionistas florestais, reputados cientistas, líderes de diversas comunidades e fervorosos ativistas que trabalham diariamente para salvar o mundo.
O documentário mostra de forma exaustiva a forma como a sociedade pode prevenir o desaparecimento de espécies em perigo de extinção, ecossistemas e comunidades indígenas por todo o mundo. Os espectadores vão ter a oportunidade de ver as provas que demonstram o agravamento da crise ambiental que está a provocar danos irreparáveis nas paisagens virgens da Gronelândia à Indonésia e que estão a acabar com o equilíbrio do clima no nosso planeta e a acelerar a extinção de muitas espécies animais.

 

 

Título Original: Before The Flood
Intérpretes: Elon Musk, Pope Francis, Ban Ki-Moon
Realização: Fisher Stevens
Produção: Trevor Davidoski, Jennifer Davisson Killoran, James Packer, Brett Ratner, Fisher Stevens
Autoria: Mark Monroe
Duração: 96 minutos

Partilhem o episódio completo de #BeforeTheFlood, para que todos possam acompanhar a viagem de Leonardo DiCaprio em defesa do ambiente. 

BD “Reportagem Especial – Adaptação às alterações climáticas em Portugal”

Esta banda desenhada é da autoria de Bruno Pinto (argumento), Penim Loureiro (desenho) e Quico Nogueira (cor). Neste livro, podemos acompanhar uma jornalista e um repórter de imagem enquanto fazem uma reportagem de televisão sobre a adaptação às alterações climáticas em Portugal, focando também um projeto de adaptação a nível municipal (ClimAdaPT.Local). Neste percurso, cruzamo-nos com histórias e personagens reais, assistimos a conversas com especialistas no tema, conhecemos desafios postos pelas alterações climáticas e maneiras de lidarmos com eles.
O lançamento desta banda desenhada decorreu no passado dia 7 de Novembro, na Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coincidindo com a data de início da COP22, em Marraquexe.

Pode também descarregar a versão digital neste link.

23 Out 2016

O 1º Encontro de Formação de Professores do Projeto Erasmus + : “Trail of extinct and active volcanoes, earthquakes across Europe” teve lugar entre os dias 3 e 7 de outubro em Issoire, França, com a participação de quatro professores de cada uma das escolas parceiras. A nossa escola foi representada pelos professores Fernando Oliveira, Sónia Garcia, Susana Esgueira e Gracinda André.
Este encontro, de cariz marcadamente científico, proporcionou aos seus participantes um enriquecimento pessoal e profissional significativo. Os workshops de química, geologia e artes, mostraram-se essenciais para aproximar professores de áreas de conhecimento distintas e fazê-los mergulhar noutros setores do saber científico. As visitas de campo a parques naturais de relevo na área da geologia, como por exemplo ao do “Vulcão de Lemptegy”, ao de “Grotte de la Pierre de Volvic” e ao de “Vulcania” ou a visita ao “Laboratoire Magmas et Volcans” da Universidade Blaise Pascal em Clermont Ferrand, mostram a importância dos vulcões e do vulcanismo para o desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico e mesmo cultural de uma região francesa que se orgulha da sua história geológica e que faz dela um mote de progresso e dinamismo.
Todo o trabalho desenvolvido culminou numa troca de experiências e perspetivas diferentes entre professores de áreas e países distintos, mas com um mote comum, os vulcões. Ativos ou extintos, modelam a cultura, a paisagem e a vivência das populações. Por isso, é necessário conhecê-los, mais e melhor!

23 Out 2016

À semelhança dos anos anteriores, no final da 5.ª Edição da campanha “Pilhão vai à Escola” (ano letivo 2015/2016), a Ecopilhas lançou um desafio extra a todas as escolas/jardins de infância que participaram na campanha. A instituição que entre 4 de abril e 31 de maio de 2016 recolhesse mais pilhas e baterias, em termos absolutos no seu Distrito, recebia um Tablet.
A nossa escola ficou classificada em 5.º lugar, com a recolha de 105,00 kg. A EB2 Gaspar Frutuoso foi a vencedora do Distrito dos Açores, com 224,50 kg recolhidos e foi premiada com um TABLET.
Parabéns ao vencedor e um obrigada a todos pelo empenho na procura de um ambiente melhor, através da recolha de pilhas e baterias usadas.
O ambiente agradece!

O coordenador do Programa Eco-Escolas/ Clube do Ambiente: Márcio Silva