Notícias
Por ano letivo

20 Mar 2017

VIII Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática

O Grupo de Teatro da ECCN, composto por 12 alunos do ensino secundário e pelas docentes Carla Silva e Gilberta Goulart, representou a Escola Cardeal Costa Nunes no VIII Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática, de 8 a 10 de março, que teve lugar na Escola Secundária da Lagoa, em São Miguel. Apresentaram o seu trabalho “A Rebelde”, no segundo dia do Encontro e obtiveram uma ovação de pé de todo o público presente. Assistiram a trabalhos de palco levados ao Encontro por alunos do Faial, São Jorge e Escolas de São Miguel e tiveram também uma tarde de formação no workshop “Teatro Físico” com a formadora Catarina Rodrigues.
Este Encontro foi uma experiência de vida – contactar em palco e em ambiente de escola com as artes performativas, fora da sua ilha. São um grupo excecional quer ao nível comportamental, quer performativo. Mais uma vez agradece-se a excelente receção da Escola Secundária de Lagoa, a colaboração dos funcionários da Escola Cardeal Costa Nunes que os têm apoiado sempre de perto, à Câmara Municipal da Madalena que possibilitou esta deslocação pagando as passagens aéreas e ao conselho executivo e encarregados de educação que continuam a acreditar que o Teatro é uma área essencial para o desenvolvimento dos alunos.
VIVA o TEATRO!

20 Mar 2017

No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Projeto +Contigo, as turmas A, B e C do 7º ano de escolaridade, organizaram e prepararam uma série de actividades na aulas de Cidadania. Estas atividades foram apresentadas à comunidade escolar, no dia 10 de março, durante o intervalo da manhã (09:50-10:10). As atividades apresentadas foram as seguintes: 

    •  um Flash Mob com o tema Dynamite - Taio Cruz;
    •  um cadáver requintado (Cadavre Exquis). É um jogo colectivo surrealista inventado por volta de 1925 em França. Consiste na criação de um texto ou desenho que revela uma espécie de realidade inconsciente (e coletiva) do grupo que o criou. As regras originais do jogo são simples: alguém inicia uma frase ou um desenho em um pedaço de papel e entrega-o ao próximo participante, para que este continue o texto ou o desenho. Uma terceira pessoa acrescenta mais um trecho à sentença, passando-a adiante. E assim sucessivamente.

No entanto, cada jogador só é autorizado a ler ou a ver uma pequena parte do desenho, na contribuição do participante imediatamente anterior a ele; o conteúdo inteiro do papel só é revelado no final. Cada turma irá proceder a esta atividade na aula de Educação Visual para posterior exposição no dia 10 de março;

  •  distribuição de um separador de livros em forma de borboleta (origami) realizado pelas 3 turmas nas aulas de Cidadania.

 

 

Os diretores de turma,

Carla Cardoso, Tânia Correia e Nicolau Faria

16 Mar 2017

Inscrições Provisórias

Informa-se que ainda se encontram abertas, até ao dia 27 de março, as inscrições provisórias para o eventual funcionamento, no próximo ano letivo, dos Cursos de Formação de Base de Nível Básico – 3.º ciclo - e Secundário do Programa REATIVAR, regulamentados pelo Despacho Normativo n.º 37/2010, de 2 de Junho, da Secretaria Regional da Educação e Formação.

A abertura dos cursos dependerá do número de inscrições e da autorização da Direção Regional da Educação.

O Conselho Executivo