Notícias
Por ano letivo

20 Out 2016

Decorrerá brevemente no Centro de Formação Artística da Madalena um curso de escultura, em regime pós laboral. Com inscrições abertas até ao dia 26 de outubro, é um curso que visa iniciar "os formandos no mundo da escultura através da manipulação de diversos materiais, estimulando a sua capacidade de ler e compreender a forma tridimensionais, através da construção de moldes."
Eventuais interessados podem obter mais informação aqui.

14 Out 2016

"Velocidade em segurança"

VERSUS

"Perto da emoção, longe do perigo”

No próximo dia 20 de outubro de 2016, pelas 14:30, irá realizar-se uma palestra no anfiteatro da Escola Cardeal Costa Nunes com alguns dos mais conceituados pilotos de rali da ilha e da região: José Paula, Luís Rego e Ricardo Moura com o tema: “Velocidade com segurança” versus "Perto da emoção, longe do perigo”, destinada aos alunos do 9.º Ano, que permitirá que estes relatem as suas experiências enquanto pilotos de rali, das diferenças entre a condução que fazem em prova e no dia-a-dia, dos meios de segurança obrigatórios que dispõem nos seus carros e de todos os cuidados associados a uma condução segura.
Esta palestra terá como objetivos: sensibilizar os alunos para o perigo da condução a grande velocidade; alertar para a importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições; destacar o plano de segurança das várias provas especiais por onde irá passar o rali e alertar para a forma como se controla a segurança. Associada a esta palestra os alunos poderão ainda ver em exposição as viaturas dos pilotos que irão participar no V Rali Ilha do Pico “Além Mar”. A experiência passa ainda por colocar os alunos em contato com os carros.

De acordo com as Orientações Curriculares para o 3.º ciclo do Ensino Básico, a área disciplinar de Física e Química deve apelar ao desenvolvimento de várias competências, contribuindo para a literacia científica dos alunos, fazendo prevalecer experiências educativas que conduzam à formação de cidadãos responsáveis, interessados e intervenientes. Os conteúdos programáticos da disciplina no 9.º ano incidem no tema: “ Movimento e Forças”, fazendo-se o estudo de grandezas físicas como distância, velocidade, aceleração, forças envolvidas, por exemplo em situações de travagens e sistemas de seguranças de veículos.

Tendo sido todos os conceitos trabalhados nesta disciplina e atendendo ao fascínio que muitos jovens têm pelos desportos de velocidade, considera-se que o testemunho de pilotos de rali junto dos nossos alunos pode contribuir para a sensibilização dos mesmos a diferentes níveis: perigo da condução a grande velocidade, importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições.

Os professores: Márcio Silva e Sónia Garcia

03 Out 2016

Promoção da Saúde em Contexto Escolar - Informação aos Encarregados de Educação

A área de intervenção na promoção da saúde em contexto escolar, implementada pela Direção Regional da Saúde em parceria com a Direção Regional da Educação, é uma área de educação para a saúde que tem vindo a contribuir para a elevação do nível educacional e de saúde da comunidade escolar.
A nível regional, o Decreto Legislativo Regional nº 8/2012/A de 16 de março e a Portaria nº 105/2012 de 12 de outubro, estabelecem o regime da educação para a saúde e as orientações para o desenvolvimento de intervenções de promoção de estilos de vida saudável em meio escolar.
Atendendo à necessidade do cumprimento desta área, é necessária a realização de ações de vigilância e proteção da saúde, paralelamente com a aquisição de conhecimentos e competências em educação para a saúde. Todas estas ações são devidamente delineadas no início do de cada ano letivo pela equipa de saúde escolar em Plano de Atividades de Saúde Escolar, sendo o mesmo integrado no Plano Anual de Atividades da Escola.
As atividades previstas incluem 3 âmbitos de ação: 1. Rastreios, 2. Sessões de educação para a saúde e 3. Sistema de vigilância de comportamentos de risco relacionados com a saúde.
A realização dos rastreios incide nas áreas de avaliação da saúde oral, do índice de massa corporal (deteção de alterações relacionadas com o excesso de peso, obesidade ou baixo peso) e da tensão arterial. Estes rastreios são organizados e realizados por profissionais de saúde e/ou professores qualificados e ocorrem dentro do espaço escolar.
A participação nas sessões de educação para a saúde é realizada em contexto escolar, sempre por profissionais de saúde, professores ou outros elementos devidamente qualificados (p.e. PSP) e incidem nas diferentes áreas prioritárias estabelecidas pelo Decreto Legislativo Regional nº 8/2012 de 16 de março.
O sistema de vigilância de comportamentos de risco, realizados em contexto de aula na presença do professor, consiste na aplicação de um questionário online, devidamente validado, seguro e anónimo.
Sabe-se que, hoje em dia, as principais causas da mortalidade por doenças crónicas estão relacionadas com os comportamentos individuais. A Escola, enquanto espaço coletivo de aprendizagem e de promoção do bem-estar, é essencial na escolha desses comportamentos individuais, pois são eles os fomentadores da qualidade de vida e consequentemente de mais saúde.
Assim, considerando a importância das atividades previstas na saúde do seu educando, e sendo objetivo das Equipas de Saúde Escolar a abrangência do maior número possível de alunos, informamos V. Exa. que caso não aceite que o seu educando participe nas atividades da saúde escolar deverá dirigir-se ao Conselho Executivo desta Unidade Orgânica para assinar o documento de recusa com a respetiva justificação desta.

A Coordenadora da Equipa de Saúde Escolar