Notícias
Por ano letivo

19 Abr 2017

O Clube Europeu “Maroiços”, no âmbito do projeto Erasmus + “Trail of extinct and active volcanoes, earthquakes across Europe”, dinamizou um concurso intitulado “Riscos e Benefícios de viver numa zona vulcânica”.
Esta competição, direcionada a alunos de toda a região autónoma teve como objetivos divulgar temas relacionados com a vulcanologia e Sismologia; fomentar o interesse e a participação dos alunos e estimular a criatividade, utilizando meios audiovisuais e de comunicação.
A equipa vencedora, constituída por dois alunos da Escola Básica e Secundária do Nordeste, apresentou uma canção com letra e música original sobre o tema do concurso, tendo recebido o prémio contemplado no regulamento.

19 Abr 2017

O concurso da toponímia “A minha rua” é organizado pela turma do 10ºLH-1 no âmbito da disciplina de História A e subdepartamento de História. Destina-se aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e também aos alunos do Secundário da Escola Básica e Secundária da Madalena.

Os participantes podem concorrer individualmente a uma das seguintes categorias:
Categoria A –Alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano)
Categoria B – Alunos do 2º ciclo
Categoria C – Alunos do 3º ciclo
Categoria D – Alunos do secundário

Os trabalhos a concurso devem entregues até ao dia 24 de abril.

25 Mar 2017

Hora do Planeta 2017 acontece hoje, 25 de março, entre as 20:30 e as 21:30, hora local.

A Hora do Planeta é uma iniciativa global ambiental em parceria com a WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligarem as suas luzes durante uma hora no sábado, dia 25 de março de 2017 às 20:30 para mostrarem o seu apoio à ação ambientalmente sustentável.
Como uma das primeiras campanhas acerca das alterações climáticas, a Hora do Planeta tem crescido a partir de um evento simbólico numa única cidade para o maior movimento do mundo em defesa do ambiente.
A Hora do Planeta em 2016 chegou a 178 países e territórios, a mais de 9000 cidades e vilas.
Em Portugal, 110 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.
Em 2017, a Hora do Planeta pretende aproveitar o poder dos seus milhões de adeptos em todo o mundo para mudar o rumo das alterações climáticas.
A Escola Cardeal Costa Nunes (ECCN) tem vindo a associar-se à Hora do Planeta, desligando as luzes. A Hora do Planeta, iniciativa promovida pela WWF, é a maior iniciativa de luta mundial contra as alterações climáticas, que pretende envolver Cidadãos Comuns, Governos, Organizações e Empresas numa ação conjunta para sensibilizar os menos atentos para os efeitos do aquecimento global.
A Hora do Planeta 2017, o momento em que as luzes se apagarão durante 60 minutos num ato simbólico de preocupação ambiental, começando na Austrália e percorrendo todo o globo terrestre, acontecerá no dia 25 de março, entre as 20h30m e as 21h30m, e como tem vindo a ser hábito, a ECCN não irá ficar indiferente. Podemos contar contigo? DESLIGA-TE!

 

Veja aqui os seus videos de apoio dedicados a 2017.

O Clube do Ambiente