Notícias
Por ano letivo

20 Mar 2017

O Departamento Curricular de Ciências Físico-Naturais através do projeto "Despertar para a Ciência" irá colaborar com a realização de atividades experimentais sobre o tema "A importância da água". Como elemento fundamental à vida, a água está presente na maioria das atividades do nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças. Atividades diárias de higiene, de alimentação ou do brincar proporcionam às crianças um grande número de explorações informais: quando brincam com objetos diferentes no banho e veem que uns flutuam e outros não, quando notam que o açúcar “desapareceu” na água, quando enchem e esvaziam recipientes com água, quando misturam diferentes materiais com água e tentam separá- los.

20 Mar 2017

Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!

No passado dia 21 de fevereiro, nós, Margarida e Samanta, estávamos tão nervosas com a elevada exigência das propostas que iríamos defender no Parlamento dos Jovens que mal conseguimos conversar, estando sempre a rever mentalmente todos os detalhes das nossas medidas. Dirigimo-nos para a Assembleia. Pouco depois de chegarmos, foi iniciada a sessão. Finalmente estava a chegar o momento que há tanto tempo preparávamos e pela qual igualmente ansiávamos. Foram apresentados os deputados do PS e do CDS-PP e os jovens deputados que representavam as escolas de todas as ilhas dos Açores. De seguida, foram feitas as perguntas aos deputados, a nossa primeira intervenção, que já tínhamos previamente preparado. 

 

20 Mar 2017

VIII Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática

O Grupo de Teatro da ECCN, composto por 12 alunos do ensino secundário e pelas docentes Carla Silva e Gilberta Goulart, representou a Escola Cardeal Costa Nunes no VIII Encontro Regional de Grupos Escolares de Expressão Dramática, de 8 a 10 de março, que teve lugar na Escola Secundária da Lagoa, em São Miguel. Apresentaram o seu trabalho “A Rebelde”, no segundo dia do Encontro e obtiveram uma ovação de pé de todo o público presente. Assistiram a trabalhos de palco levados ao Encontro por alunos do Faial, São Jorge e Escolas de São Miguel e tiveram também uma tarde de formação no workshop “Teatro Físico” com a formadora Catarina Rodrigues.
Este Encontro foi uma experiência de vida – contactar em palco e em ambiente de escola com as artes performativas, fora da sua ilha. São um grupo excecional quer ao nível comportamental, quer performativo. Mais uma vez agradece-se a excelente receção da Escola Secundária de Lagoa, a colaboração dos funcionários da Escola Cardeal Costa Nunes que os têm apoiado sempre de perto, à Câmara Municipal da Madalena que possibilitou esta deslocação pagando as passagens aéreas e ao conselho executivo e encarregados de educação que continuam a acreditar que o Teatro é uma área essencial para o desenvolvimento dos alunos.
VIVA o TEATRO!