Notícias
Por ano letivo

07 Nov 2017

No passado mês de outubro, a ESE dinamizou um concurso de culinária intitulado “Receita simples e saudável” no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação para todos os alunos do 2.º ciclo do ensino básico (5.º e 6.º anos de escolaridade) e Profij Afac da nossa escola. Este teve como os principais objetivos promover a importância do envolvimento familiar nas atividades escolares e sensibilizar a comunidade escolar e, consequentemente, as famílias para a prática de um padrão alimentar saudável e sustentável. Foram dezasseis os participantes neste concurso que decorreu no dia 20 de outubro, pelas 18h30, na sala de convívio da nossa escola. Todos os participantes trouxeram os pratos confecionados que foram expostos para o júri selecionar as três melhores receitas saudáveis. O júri do concurso era constituido por quatro elementos da comunidade educativa e local: Carla Silva (docente da ECCN), Marco Jorge (treinador pessoal), Nazaré Leal (cozinheira reformada) e Sandra Costa (nutricionista). Enquanto decorria a deliberação do júri foi apresentada uma sessão sobre “A importância do pequeno-almoço” dinamizado pela nutricionista da USIP, Dr.ª Sandra Costa e foi feito um rastreio à glicémia, tensão arterial e IMC pela enfermeira da saúde escolar, Sara Gaião e pela Dr.ª Vanessa Amaral. Contámos com a aluna Carolina Gomes, do 8ºA para apresentar o concurso e de alguns momentos musicais como danças pelo Clube de dança da nossa escola, da responsabilidade da docente Catarina Morais, com as alunas do 9ºC, Carolina Goulart, Rita Goulart e Rafaela Sequeira e a atuação das alunas do 8ºA, com duas canções, Luana Dias e Joana Rosa. Foram entregues certificados de participação no concurso a todos os inscritos (pais/familiares e alunos).

09 Out 2017

No próximo dia 12 de outubro de 2017, pelas 14:30, irá realizar-se uma palestra no anfiteatro da Escola Cardeal Costa Nunes com a presença das duplas de pilotos de rali: Ruben Rodrigues/ Estevão Rodrigues e Mário Jorge/ Marco Silva com o tema: “Velocidade com segurança” versus "Perto da emoção, longe do perigo”, destinada aos alunos do 8.º e 9.º Anos, que permitirá que estes relatem as suas experiências enquanto pilotos de rali, das diferenças entre a condução que fazem em prova e no dia-a-dia, dos meios de segurança obrigatórios que dispõem nos seus carros e de todos os cuidados associados a uma condução segura.

Esta palestra terá como objetivos: sensibilizar os alunos para o perigo da condução a grande velocidade; alertar para a importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições; destacar o plano de segurança das várias provas especiais por onde irá passar o rali e alertar para a forma como se controla a segurança. Associada a esta palestra os alunos poderão ainda ver em exposição as viaturas dos pilotos que irão participar no VI Pico Play AutoAçoreana Rali. A experiência passa ainda por colocar os alunos em contato com os carros.

De acordo com as Orientações Curriculares para o 3.º ciclo do Ensino Básico, a área disciplinar de Física e Química deve apelar ao desenvolvimento de várias competências, contribuindo para a literacia científica dos alunos, fazendo prevalecer experiências educativas que conduzam à formação de cidadãos responsáveis, interessados e intervenientes. Os conteúdos programáticos da disciplina no 9.º ano incidem no tema: “ Movimento e Forças”, fazendo-se o estudo de grandezas físicas como distância, velocidade, aceleração, forças envolvidas, por exemplo em situações de travagens e sistemas de seguranças de veículos.
Tendo sido todos os conceitos trabalhados nesta disciplina e atendendo ao fascínio que muitos jovens têm pelos desportos de velocidade, considera-se que o testemunho de pilotos de rali junto dos nossos alunos pode contribuir para a sensibilização dos mesmos a diferentes níveis: perigo da condução a grande velocidade, importância da utilização de meios de segurança adequados, das regras da estrada e manutenção dos veículos nas melhores condições.

 

O coordenador do D.C.C.F.N

Márcio Silva

02 Out 2017

Disponibiliza-se aqui documentação referente ao procedimento concursal para contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto, para ocupação de 3 (três) postos de trabalho na carreira e categoria de Assistente Operacional na Unidade Orgânica. Destaca-se, como se refere no aviso de abertura, que a esta fase do procedimento só podem ser opositores trabalhadores detentores de vínculo de emprego público por tempo indeterminado.

A tramitação do concurso encontra-se regulamentada pela Resolução do Conselho de Governo nº 178/2009, de 24 de novembro, republicada pela Declaração de Retificação nº 14/2009, de 2 de dezembro.

O procedimento concursal está publicado na BEP-Açores como Oferta nº 9034 - Contrato a termo resolutivo incerto com vista ao provimento de 3 lugar(es) de Assistente Operacional a afetar à Escola Básica e Secundária da Madalena, para a área da(o) Direção Regional da Educação da(o) Secretaria Regional da Educação e Cultura (DRR 12/2014/A), publicitada a 2017-10-02

 

Pagina 3 de 5