Notícias
Por ano letivo

10 Dez 2018

O processo de ensino-aprendizagem não pode mais considerar a educação baseada unicamente na lógica da linguagem escrita, pois a internet, os jogos eletrónicos, a televisão e a rádio fazem parte da vida dos estudantes. Tendo em consideração que os seus conteúdos exercem um grande poder de influência cultural nos modos de agir e nos valores defendidos, a escola pretende tornar o espaço educativo atrativo ao público jovem.
Atendendo a que a Rádio Pico é um veículo de comunicação democrático de grande atuação social, pois facilmente chega às pessoas das mais diferentes classes sociais, culturais e económicas, criou-se a rubrica “É mesmo contigo!”, que visa proporcionar uma experiência enriquecedora aos adolescentes.

04 Dez 2018

No passado dia 23 de novembro o Museu do Pico comemorou o Dia Nacional da Cultura Científica.

A EB1 São Mateus/São Caetano esteve envolvida nas comemorações. Nesse dia os alunos e os professores tiveram oportunidade de ver um feto de cachalote com 7 cm. A atividade foi contextualizada no âmbito do Projeto Despertar para a Ciência, e contou com o apoio da professora responsável Carla Cardoso, que fez o devido enquadramento na temática a abordar, o cachalote. Para além do contributo do museu, a presença de Sr Carlos Silva e da sua vigia da baleia móvel aguçou a curiosidade das crianças.
Aproveitada a ocasião de estar a decorrer a Semana dos Resíduos, foi feita uma abordagem às consequências da colocação de resíduos do mar, atitude que obviamente afeta os cachalotes.

A atividade culminou com a distribuição às crianças de um postal com uma representação dos cetáceos com os resíduos do mar e do jogo “quantos queres?” que versava sobre o tempo que dura o lixo depositado depositado nos oceanos.

Para saber mais.

26 Nov 2018

Por indicação da Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Educação, dado o previsível agravamento do estado do tempo para amanhã, 27/11/2018, foi determinada a não realização de atividades com alunos nas escolas do grupo Ocidental e Central.

A interrupção estende-se a todo o dia e a todas as escolas dos grupos Central e Ocidental.

Recomenda-se à população escolar a maior atenção aos conselhos e avisos do Serviço Regional de Proteção Civil.

 

 

Pagina 1 de 5