Notícias
Por ano letivo

21 Out 2020

Foi disponibilizado na secção Escola/Documentos o Projeto Curricular de Escola 2020/2021, aprovado em Reunião de Assembleia de Escola realizada no dia 21 de outubro de 2020, que integra também os critérios de avaliação em vigor na unidade orgânica e os perfis de aprendizagens específicas por disciplina, previstos nas Portarias n.º 59/2019, de 28 de agosto (avaliação no ensino básico) e n.º 226/A/2018, de 7 de agosto (portaria da avaliação dos cursos científico-humanísticos). Foram elaborados a partir dos referenciais curriculares em vigor (Aprendizagens Essenciais e Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória) e constituem um referencial de avaliação comum partilhado por todos intervenientes no processo avaliativo com a finalidade de melhorar continuamente o processo de recolha de informação que sustenta a avaliação para e das aprendizagens dos alunos, assentes no desenvolvimento de competências e capacidades esperadas à saída da escolaridade obrigatória. Para facilitar a consulta pela comunidade educativa optou-se por organizar os perfis de aprendizagens específicas em cadernos por ciclo, destacados do Projeto Curricular de Escola.

20 Out 2020

Estão abertas, até ao dia 30 de outubro de 2020, as inscrições para os exames a nível de escola, regulamentados pelo Decreto-Lei n.º 357/2007, de 29 de outubro, relativos à modalidade especial de conclusão do nível secundário de educação e respetiva certificação por parte de adultos com percursos formativos de nível secundário incompletos e desenvolvidos em planos de estudo extintos.

Aviso de Abertura

 

11 Set 2020

No seguimento da publicação do plano de contingência, divulgam-se informações mais detalhadas sobre o 1.º dia de aulas.

O sucesso das medidas desenhadas para minimizar cenários de potencial contágio depende da colaboração de toda a comunidade educativa, pelo que todos devem entender que para situações de exceção exigem-se medidas de exceção e comportamentos preventivos.

Os horários das turmas, diferentes dos horários para a manhã do dia 15, serão afixados hoje, apenas no edifício sede. Por motivos relacionados com o RGPD não podem ser objeto de divulgação na página da escola.

Esclarecimentos Adicionais:

1- Os encarregados de educação que acompanharem os alunos do 5.º ano à escola devem deixá-los com a assistente que está preparada para os receber e encaminhar, por não ser possível garantir o distanciamento social na sala de aula e corredores se esta medida não for implementada.

2- Os encarregados de educação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, caso seja necessário, podem acompanhá-los  até à escola. No entanto, a acontecer,  apenas uma só pessoa do agregado familiar o poderá fazer e até à entrada da escola, observando-se as indicações dos professores e assistentes operacionais.

3- Reforça-se a ideia de que o plano de contingência será ativado sempre que alunos com sintomatologia compatível com a definição de caso suspeito de COVID-19 se apresentarem na escola. Assim, os encarregados de educação devem observar estas situações e não autorizar a ida dos alunos para a escola nessas circunstâncias.
De acordo com o veiculado pelas autoridades de saúde, são considerados casos suspeitos de COVID-19 todas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual) ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC) ou dispneia/dificuldade respiratória.
Os encarregados de educação de crianças com patologias respiratórias crónicas, compatíveis com a definição de caso suspeito, devem salvaguardar a situação apresentando declaração médica de modo a que não seja ativado o plano nessa circunstância particular.

4- Em matéria de transportes escolares, apesar de no circuito da manhã a entrada ser desfasada, 8:10 e 8:20, mantém-se a compatibilidade com a carreira pública já conhecida de todos uma vez que os autocarros chegam à sede da UO antes das 8:10. No circuito da tarde os autocarros passarão a sair ou às 13:30, caso não haja aulas no turno da tarde ou às 17:00, tendo sido eliminadas as saídas das 15:15 e das 16:00.

5- Para levantamento de material escolar no âmbito da Ação Social Escolar, a papelaria estará aberta em horário habitual no dia 14 de setembro para que possa ser levantado/adquirido. Os alunos dos 5.º anos de escolaridade poderão efetuar este levantamento na manhã do dia 15 com o apoio dos seus diretores de turma, não sendo por isso ncessário fazê-lo antecipadamente.

 

 

Indicações para alunos e encarregados de educação

Encaminhamento de alunos para as salas

Novos circuitos de circulação e portões em utilização

08 Set 2020

Após parecer positivo das entidades competentes, divulga-se a toda a comunidade o Plano de Contingência da EBS da Madalena (PC). Salienta-se que o PC, sempre que necessário, atendendo à evolução epidemiológica da doença COVID-19 na RAA e às indicações da Autoridade de Saúde Regional, será atualizado.

Este documento será amplamente divulgado e clarificados os procedimentos que dele constam, junto dos alunos no seu regresso à escola, no próximo dia 15 de setembro através dos professores titulares e diretores de turma.

Contudo, atendendo às alterações necessárias nos horários escolares, aos novos circuitos de circulação, às regras na entrada e saída do edifício sede com utilização de dois portões, entre outros aspetos em matéria de organização escolar, durante esta semana serão aqui divulgados mapas explicativos das principais alterações, bem como as novas manchas horárias.

 

Plano de Contingência