Notícias
Por ano letivo

20 Jan 2020

Estão abertas, até ao dia 31 de janeiro de 2020, as inscrições para os exames a nível de escola, regulamentados pelo Decreto-Lei n.º 357/2007, de 29 de outubro, relativos à modalidade especial de conclusão do nível secundário de educação e respetiva certificação por parte de adultos com percursos formativos de nível secundário incompletos e desenvolvidos em planos de estudo extintos.

Aviso de Abertura

 

04 Dez 2019

Uma cadeira de rodas em troca de tampinhas

Clube do Ambiente da ECCN recolheu 1340 Kg de tampas 

No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, no passado dia 27 de novembro, a responsável pela empresa RESIAÇORES, Janete Silva, veio entregar à Escola Cardeal Costa Nunes uma cadeira de rodas, adquirida com o apoio da Farmácia Lajense, depois de ter recebido nos últimos anos cerca de 1340 kg de tampas de garrafas de plástico, que foram recolhidas pelos alunos e toda a comunidade local de todas as idades. 

21 Nov 2019

A alimentação é um dos principais determinantes de saúde e bem-estar dos indivíduos, com influência no desenvolvimento cognitivo e no rendimento escolar das crianças e jovens.
Segundo a Direção Geral da Educação, “em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.” Assim, a escola, além de transmitir valores e conhecimentos, deve garantir a existência de um ambiente promotor de escolhas e hábitos de vida saudável.

O refeitório escolar é o espaço educativo privilegiado para a realização de aprendizagens e desenvolvimento de competências, nomeadamente no domínio da educação para a saúde, da promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social. O almoço é considerado uma das principais refeições consumidas ao longo do dia, como tal, deve incluir alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos Portuguesa, nas devidas porções. Deverá ser constituído por sopa, prato principal, sobremesa e bebida (de preferência água).

Divulga-se, por isso, numa lógica de sensibilização, o Manual das Lancheiras Saudáveis, elaborado pela Direção Regional de Educação, com orientações específicas sobre os géneros alimentícios e bebidas a disponibilizar e a não disponibilizar no espaço do refeitório e bufete escolar. Por exemplo, para a elaboração de uma lancheira saudável é necessário considerar aspetos como:
. A integração do consumo diário de hortícolas e frutas;
. Escolha de água como bebida prioritária;
. Eliminação do consumo de fritos e de alimentos pré-confecionados;
. A preferência pelo peixe, carnes brancas, ovo e leguminosas como principal fonte proteica;
. A preferência por alimentos frescos e de época;
. O acondicionamento adequado da lancheira;
. A utilização de utensílios reutilizáveis e sem plástico na sua composição.

 

Documentos

Manual das Lancheiras Saudáveis

13 Nov 2019

Estão disponíveis novos documentos orientadores na secção Escola/Documentos, nomeadamente o Projeto Educativo de Escola (PEE) para o triénio 2019/2020 e o Projeto Curricular de Escola (PCE) para o ano letivo 2019/2020, que inclui os critérios de avaliação das disciplinas que integram os diferentes departamentos curriculares. Para facilitar a sua consulta está também disponível um destacável, parte integrante do PCE que contém apenas os princípios orientadores da avaliação na Unidade Orgânica, incluindo a sua operacionalização a nível departamental.

Pode também consultar o Plano de Ação Estratégica (PAE) da Unidade Orgânica para o corrente ano letivo, desenvolvido no âmbito do ProSucesso.