Notícias
Por ano letivo

27 Mar 2019

Com mais de sete toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) recolhidos, a Escola Cardeal Costa Nunes é a segunda de todo o país com a maior recolha destes detritos altamente nocivos para o meio ambiente e com a sua ajuda pretende liderar o pódio deste projeto da Geração Depositrão.
A Escola Cardeal Costa Nunes lidera a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas em todo o arquipélago, tendo, com o apoio da Câmara Municipal da Madalena, coletado 7192 quilos, o que faz da nossa escola a segunda melhor classificada do país, no projeto Geração Depositrão.
Depois do sucesso da iniciativa nos últimos anos, os alunos madalenenses querem novamente este ano conquistar um lugar de destaque na iniciativa, apelando a toda a comunidade para uma participação em massa nesta campanha que se prolonga até ao final do ano letivo 2018/19 (junho de 2019).
Para colaborar neste projeto, basta que deposite até ao final do ano letivo resíduos, tais como secadores de cabelo, máquinas de café, máquinas fotográficas, televisões, computadores, consolas, telefones/telemóveis, pilhas, baterias, no Ponto Eletrão da nossa escola, da sua freguesia ou solicite, gratuitamente, a sua recolha à Câmara Municipal da Madalena.

“Participe! Tenha pilhas de consciência e carregue as baterias do Planeta!”

Clube do Ambiente

 

27 Mar 2019

Integrado no Plano Anual de Atividades da Escola Cardeal Costa Nunes, na 4.ª feira, dia 27 de março, o Departamento de Línguas Germânicas assinalou novamente o Red Nose Day, com algumas iniciativas de solidariedade social desenvolvidas pelos alunos.

Red Nose Day é um evento realizado sobretudo no Reino Unido e destina-se prioritariamente à angariação de fundos, destinados a obras de caridade existentes não só no Reino Unido, como também a organizações de solidariedade social espalhadas por África. A ideia desta campanha, que tem como símbolo um nariz vermelho, é incentivar a população a colocar um nariz vermelho de palhaço e fazer alguma coisa engraçada para arrecadar dinheiro para diversos projetos.

A comemoração do evento, considerado um dia muito especial no Reino Unido, realiza-se em formato bienal e teve origem no ano de 1988, por iniciativa do comediante Lenny Henry, que pertencia a uma organização de caridade e solidariedade social chamada Comic Relief. Desde essa data, todos os anos existem atividades de angariação de fundos e/ou eventos com patrocínios diversos, destinados a contribuir para diferentes causas sociais.

É com o intuito de transmitir aos alunos um pouco da cultura inglesa e de também ajudar aqueles que mais necessitam, que o Departamento de Línguas Germânicas da Escola Cardeal Costa Nunes realizou algumas atividades solidárias na escola, no centro da vila, junto ao cais da Madalena, no hipermercado Solmar e no Lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, com recurso a alguma música, dança, mimos doces e salgados trazidos pelos alunos/encarregados de educação, sorrisos, abraços e muita boa disposição.

O Departamento em parceria com os responsáveis pelo projeto MadalenAbraça da Câmara Municipal da Madalena farão chegar os donativos monetários em vouchers na Farmácia Melo para alguns idosos do nosso concelho.

O Departamento de Línguas Germânicas

22 Mar 2019

118 Árvores Plantadas

No passado dia 21 de março, para assinalar o Dia do Carbono e o Dia Internacional da Floresta, o Departamento Curricular Ciências Físico-Naturais, com o apoio do Município da Madalena, realizou uma ação de arborização, plantando 118 árvores, precisamente o mesmo número de elementos da tabela periódica, no Parque de Estacionamento da escola.

A iniciativa, dinamizada no âmbito da celebração do Ano Internacional da Tabela Periódica, envolveu os alunos da turma do 9.º C, que assim interiorizaram a importância de plantar uma árvore e com esse gesto aprofundaram e consolidaram raízes de cidadania.

Para saber mais e ver a reportagem fotográfica.

26 Mar 2019

Divulga-se informação sobre a atividade Hoje Acordei Barroco! desenvolvida para os alunos do 8º ano, no âmbito das disciplinas de História e Cidadania/História, Geografia e Cultura dos Açores, em articulação com a biblioteca escolar da ECCN.