Notícias
Por ano letivo

20 Mai 2017

Jovens Repórteres para o Ambiente

A Luana Dias, a Sofia Marcos e a Érica Jorge, jovens repórteres para o ambiente, viram a sua reportagem "Processamento de resíduos no Pico" ser distinguida pela Associação Bandeira Azul da Europa, com o prémio de melhor reportagem do mês. A ECCN congratula as jovens repórteres pelo excelente trabalho desenvolvido que, mais uma vez e sob a orientação dos seus professores, vê os seus alunos dar cartas em concursos locais e nacionais, enriquecendo o percurso escolar dos envolvidos, o nome da escola e o seu projeto educativo.

Pode ler a entrevista em:

 

Portal da Escola

Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente

20 Mai 2017

Atendendo à presença cada vez mais acentuada na vida dos cidadãos de atividades desenvolvidas com recurso à internet, é fundamental termos uma sociedade esclarecida e consciente, capaz de se proteger dos perigos decorrentes da utilização das ferramentas online.
Informar, apoiar, sensibilizar, formar e denunciar são vetores de atuação do projeto Internet Mais Segura, que todos os anos, no dia mundial da internet (17 de maio em 2017), promove e divulga atividades dirigidas a alunos, pais e professores.
Considerando a recente divulgação e proliferação de jogos de manipulação online, por exemplo a Baleia Azul, a Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências produziu materiais alusivos aos temas dos jogos de manipulação online e da Internet Segura, que pode consultar nas ligações seguintes.

 

 

 

Dia Mundial da Internet - Panfleto para Alunos

Dia Mundial da Internet - Panfleto para Pais e Professores

Jogos de Manipulação Online

16 Mai 2017

No âmbito de uma atividade que integrou o programa da VII Semana dos Sentidos, entre os dias 22 a 26 de maio, das 9:00 às 17:00, na sala Lopes Correia da Biblioteca da ECCN, o Departamento Curricular de Ciências Físico-Naturais, promoverá uma Feira da Ciência com brinquedos pensados e repensados para proporcionar às crianças momentos de diversão únicos e de aquisição de conhecimentos.

Se estás preparado para descobrir tudo sobre o fantástico mundo da ciência, não te esqueças de aparecer.

15 Mai 2017

No âmbito do projeto anual da Escola Básica e Secundária da Madalena, no que concerne ao Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, implementou-se, na Escola Cardeal Costa Nunes, de 24 de janeiro a 27 de abril, o programa Mais Família, Mais Jovem (baseado no Programa “Parenting Wisely-Urban Teens” do Dr. Don Gordon); resulta de investigação que demonstra que o seu uso reduz os problemas de comportamento, promove a resolução de problemas, a satisfação com a parentalidade e melhora a comunicação entre pais e ou outras figuras parentais e adolescentes. Este programa baseia-se no conceito de Parentalidade Positiva, conforme promovido pelo Conselho Europeu em 2006.
O Instituto de Segurança Social dos Açores, IPRA foi a entidade promotora do programa em parceria com a Escola Básica e Secundária da Madalena, Departamento de Ação Social do ISSA (Núcleo de Ação Social do Pico), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Câmara Municipal da Madalena. Foram dinamizadoras deste projeto Suzana Serpa e Carla Silva de um total de 12 sessões e na presença de 14 encarregadas de educação de alunos do 7.º e 8.º ano de escolaridade.

A equipa do ProSucesso 2016/17 da EBS da Madalena agradece a todos os envolvidos, e de forma particular aos encarregados de educação pela confiança que depositaram no projeto, acreditando que este foi mais um contributo para uma escola de Sucesso.