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Por ano letivo

17 Mar 2020

No seguimento da determinação do encerramento generalizado dos serviços, com as exceções previstas na lei, a EBS da Madalena encerrou o seu serviço de atendimento ao público.

Contudo, este encerramento não anulou a disponibilidade permanente dos funcionários para, no seu normal horário de trabalho, assegurarem a continuidade da prestação do serviço público, em regime de teletrabalho.

 

 

Assim foi estabelecido o seguinte:

  • Para qualquer solicitação devem utilizar com instrumento privilegiado de contacto o correio eletrónico da EBS da Madalena Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para que se proceda ao devido reencaminhamento interno para os Serviços Administrativos ou Conselho Executivo.
  • Caso a situação implique necessariamente um contacto telefónico devem estabelecer a chamada para o número 912796511, da Chefe dos Serviços de Administração Escolar, Adelina Castro.

Toda e qualquer informação de maior relevância será dada a conhecer à comunidade através da página oficial da unidade orgânica www.eccn.edu.pt

17 Mar 2020

Atualização:

Os alunos só devem utilizar o formulário eletrónico previsto no ponto 7 em último recurso, ou seja, se estiverem esgotadas todas as hipóteses previstas nos pontos 2, 3 e 4.

Os alunos das escolas profissionais devem contactar a sua escola de origem, exclusivamente, por telefone e/ou mail para que estas os auxiliem nas suas inscrições numa escola da rede pública por via eletrónica.

 

O PCE,

José Anacleto

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No seguimento da anterior publicação informa-se que as datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário foram prorrogadas até dia 3 de abril.

Considerando que se mantêm suspensas as atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril e que a prorrogação do prazo para as inscrições nas provas e exames dos ensinos básico e secundário ainda coincide com esse período de encerramento da escolas, o Júri Nacional de Exames emitiu a seguinte orientação para a realização das inscrições:

1. As escolas procedem à disponibilização de boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável nas suas páginas eletrónicas;

2. Os alunos, ou os seus encarregados de educação, descarregam, preenchem e enviam o referido boletim, devidamente preenchido, para o correio eletrónico disponibilizado pela escola (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);

3. No caso de o aluno já dispor do boletim EMEC, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 2., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico disponibilizado pela escola (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.);

4. Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

5. As escolas confirmam aos alunos, ou aos seus encarregados de educação, a receção dos correios eletrónicos enviados por estes (cf. ponto 2, 3 e 4);

6. As escolas devem proceder à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno e, em caso de eventuais desconformidades, contactar o encarregado de educação para as necessárias correções;

7. Nas situações em que o procedimento descrito nos pontos anteriores não for possível, podem, ainda, os alunos, ou os seus encarregados de educação, proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível aqui (https://exames.dgeec.mec.pt/candidatura.php);

8. As escolas acompanham o processo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário e, antes do fim do prazo do mesmo, contactam os seus alunos, ou os encarregados de educação, que ainda não procederam à respetiva inscrição, para que o façam.

9. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição;

10. As escolas divulgam, nas respetivas páginas eletrónicas e através de outros meios que julguem mais eficazes, os procedimentos de inscrição para as provas e exames ora adotados, procurando garantir que as famílias, incluindo os alunos autopropostos que não frequentam qualquer estabelecimento de ensino, tenham conhecimento desses procedimentos.

Os diretores das escolas, atento o contexto da comunidade em que se encontram inseridos, podem optar por outros modos de inscrição que julguem mais adequados e eficazes, designadamente em articulação com os diretores de turma, de forma a que os alunos não fiquem inibidos dos seus direitos de inscrição.

 

Sugestão: Devem evitar abrir os boletins editáveis em formato pdf diretamente no navegador (google chrome, mozilla firefox, microsoft edge) porque eventualmente no preenchimento digital do formulário as alterações podem não ser guardadas. É preferível descarregar o ficheiro para o computador e abri-lo com um programa de leitura de ficheiros pdf específico como o adobe reader dc, entre outros. Devem também no assunto do mail colocar o nome do aluno e no corpo do mail identificar novamente o nome do aluno e turma.

 

 

16 Mar 2020

COMUNICADO

No seguimento de comunicação do presidente do Júri Nacional de Exames, informo que o prazo de inscrição nos exames nacionais vai ser prorrogado.

Assim, os alunos e encarregados de educação NÃO DEVEM, a partir de hoje, dirigir-se à escola.

 


O Presidente do Conselho Executivo

José Anacleto

14 Mar 2020

COMUNICADO

Caros encarregados de educação,

Neste momento dificil, e de exceção, em que se exige uma estreita colaboração entre todos com a adoção de comportamentos preventivos, num verdadeiro exercício de responsabilidade cívica, medidas extraordinárias tiveram de ser adotadas para impedir uma rápida propagação do COVID-19. Ora a EBS da Madalena, com uma população escolar aproximada de 1000 indivíduos, entre alunos, professores e pessoal não docente, à semelhança de todas as escolas da região, seria um espaço com condições muito propícias para essa propagação.
Assim, no seguimento do encerramento das escolas açorianas decretado pelo Governo Regional dos Açores, com efeito entre os dias 16 de março e 13 abril, importa informar e senbilizar-vos para o seguinte:


1. Até 27 de março os vossos educandos não vão estar de férias e têm um compromisso com a escola, porque apenas foram suspensas as atividades letivas e não letivas de natureza presencial. Sensibilizem-nos para a necessidade de trabalharem autonomamente matérias das diferentes disciplinas, planeando e gerindo o tempo disponível entre momentos de lazer e de trabalho escolar autónomo. Para auxiliar neste processo, foram transmitidas algumas diretrizes aos seus professores que, em articulação com os diretores de turma, estão a preparar planos de trabalho para os vossos educandos através de ferramentas online, recursos e/ou plataformas digitais ao serviço deste tipo de ensino. Plataformas nacionais e internacionais de apoio à aprendizagem estão com acesso premium desbloqueado, destacando-se a nível nacional a Escola Virtual e a Aula Digital Leya, disponíveis através de https://www.escolavirtual.pt/ e https://auladigital.leya.com/.
De 28 de março a 13 de abril, os vossos educandos estão de férias escolares e apesar de não terem um compromisso letivo com a escola, continuam a ter um compromisso cívico com toda a sociedade. Devem manter-se em casa e ter presente o conjunto de dicas insistentemente divulgado na escola pela equipa de saúde escolar, professores, assistentes e pelas autoridades de saúde.
Acima de tudo, e até 13 de abril, salvo indicação em contrário, resguardem-se nas vossas residências.

2. Deverão consultar com regularidade o email e o site da escola para informações adicionais sobre a vida escolar do(s) vosso(s) educando(s).

3. Desta interrupção não poderá resultar qualquer prejuízo na avaliação do 2.º período, mais ainda quando se deve atender à natureza marcadamente formativa da avaliação a que os vossos educandos são diariamente sujeitos nas diferentes disciplinas. De acordo com as orientações emanadas da Direção Regional da Educação as reuniões de avaliação presenciais serão realizadas apenas na 1.ª semana de aulas após a reabertura da escola, sendo as avaliações comunicadas nessa data de forma não presencial.

4. A sede da Unidade Orgânica, Escola Cardeal Costa Nunes, onde, para além das atividades letivas e não letivas, se devenvolvem tarefas de natureza administrativa, funcionará com serviços básicos e a presença mínima de pessoal não docente em simultâneo. Assim, mantêm-se abertos os Serviços de Administração Escolar em regime de serviços mínimos, com horário limitado de atendimento ao público, das 09:30 às 11:30, bem como com a obrigatoriedade de serem seguidos determinados procedimentos por parte dos seus utentes.

   a) Todos os assuntos que não necessitam de preenchimento presencial de formulários, assinatura de documentos, entre outros da mesma natureza, devem ser tratados telefonicamente;

   b) No horário de atendimento ao público a entrada nos Serviços Administrativos não deve ser imediata, ocorrendo apenas após correto procedimento de higienização das mãos à entrada da Escola e indicação da funcionária que se encontra no PBX, no sentido de a espera para atendimento ocorrer à entrada da escola sem concentração de pessoas.

   c) Compromisso individual do utente em não se dirigir aos Serviços Administrativos se tiver sintomas de infeção respiratória, como tosse, febre e dificuldades respiratórias.

   d) Se o assunto a tratar presencialmente for adiável, deve ser adiado.


5. As inscrições para os exames nacionais decorrem até ao dia 24 de março, mas de acordo com as informações veiculadas pela Direção Regional da Educação, ainda se aguardam orientações do Júri Nacional de Exames relativamente à continuação ou não das inscrições e, igualmente, em relação ao calendário de exames e provas de aferição.


Reitera-se que esta interrupção escolar tem por objetivo a contenção do COVID-19 pelo que é fundamental restringir ao máximo os contactos sociais e a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados, reforçar as medidas de higienização das mãos e dos espaços, manter uma distância de segurança e evitar contacto físico.
Face a esta situação de emergência, cumpram escrupulosamente as recomendações oficiais e medidas decretadas. Protejam-se, protegendo os outros.

Em caso de dúvida ou suspeita de infeção pelo COVID-19 deve recorrer-se, sempre e exclusivamente, à Linha Saúde Açores 808 24 60 24


O Presidente do Conselho Executivo

José Anacleto