23 Maio 2019

No passado dia 27 de março, decorreu nos Açores a primeira fase das provas regionais do Concurso Nacional de Leitura. A nossa escola esteve representada por 9 alunos, três de cada nível de ensino, respetivamente, 2.º e 3.º ciclos e secundário. A todos os que participaram e aos professores que os auxiliaram na preparação para a prova, agradecemos desde já.

Pela terceira vez estivemos representados na segunda fase regional, a prova oral, que se realizou na nossa escola a 26 de abril, pois as alunas Matilde Silva, Inês Amaro e Rita Medeiros conseguiram ficar posicionadas entre os cinco melhores alunos, por nível de ensino, das escolas da região a concurso! Conseguimos inclusive dois primeiros lugares na escrita!

Na prova do dia 26, as alunas Matilde Silva e Inês Amaro conseguiram arrecadar o segundo e o terceiro lugares a nível regional, respetivamente, no ciclo que representaram, e a aluna Rita Medeiros ostentou o prémio do primeiro lugar, oferecendo à nossa biblioteca escolar um cheque no valor de 300€ para atualizarmos o nosso espólio.

No sábado estaremos em Braga e em direto na RTP com a Rita Medeiros a participar na prova nacional e a representar os Açores na categoria do ensino secundário.

Obrigada pelo empenho de todos os alunos que participaram neste concurso e por corresponderem tão positivamente e com tanta qualidade à iniciativa da nossa escola.

Ler compensa! A nossa escola lê!

Obrigado a todos que ainda acreditam no poder de um livro!

 

Sílvia Marta Costa, Francisco Medeiros e Biblioteca Escolar

21 Maio 2019

No âmbito do programa Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso!, realizou-se em Ponta Delgada, de 13 a 15 de maio, a fase regional do Concurso IdeiAçores, que proporcionou atividades orientadas para o empreendedorismo juvenil, para jovens provenientes de várias ilhas dos Açores.

Estes jovens participaram em workshops temáticos, dedicados ao mentoring, às técnicas de comunicação, ao contacto direto com jovens empreendedores e o “Pitch Training”.

A EBS da Madalena do Pico fez-se representar pelo projeto vencedor da fase escola, Pico Cera, da autoria dos alunos Daniela Goulart e António André da turma B do 6º ano, com o apoio da docente Eugénia Amaral.

Após um dia de apresentações de projetos, a nossa escola alcançou dois dos prémios:

  • Terceiro lugar, no escalão do 2.º Ciclo;
  • Prémio de Melhor Pitch.

Este último prémio levará os alunos Daniela Goulart e António André a participar no evento "Faz Acontecer Talks", que realizar-se-á no final do mês de maio, na ilha Terceira.

15 Abr 2019

Estão abertas, até ao dia 24 de abril de 2019, as inscrições para os exames a nível de escola, regulamentados pelo Decreto-Lei n.º 357/2007, de 29 de outubro, relativos à modalidade especial de conclusão do nível secundário de educação e respetiva certificação por parte de adultos com percursos formativos de nível secundário incompletos e desenvolvidos em planos de estudo extintos.

Aviso de Abertura

 

27 Mar 2019

Com mais de sete toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) recolhidos, a Escola Cardeal Costa Nunes é a segunda de todo o país com a maior recolha destes detritos altamente nocivos para o meio ambiente e com a sua ajuda pretende liderar o pódio deste projeto da Geração Depositrão.
A Escola Cardeal Costa Nunes lidera a recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas em todo o arquipélago, tendo, com o apoio da Câmara Municipal da Madalena, coletado 7192 quilos, o que faz da nossa escola a segunda melhor classificada do país, no projeto Geração Depositrão.
Depois do sucesso da iniciativa nos últimos anos, os alunos madalenenses querem novamente este ano conquistar um lugar de destaque na iniciativa, apelando a toda a comunidade para uma participação em massa nesta campanha que se prolonga até ao final do ano letivo 2018/19 (junho de 2019).
Para colaborar neste projeto, basta que deposite até ao final do ano letivo resíduos, tais como secadores de cabelo, máquinas de café, máquinas fotográficas, televisões, computadores, consolas, telefones/telemóveis, pilhas, baterias, no Ponto Eletrão da nossa escola, da sua freguesia ou solicite, gratuitamente, a sua recolha à Câmara Municipal da Madalena.

“Participe! Tenha pilhas de consciência e carregue as baterias do Planeta!”

Clube do Ambiente