27 Mar 2019

Integrado no Plano Anual de Atividades da Escola Cardeal Costa Nunes, na 4.ª feira, dia 27 de março, o Departamento de Línguas Germânicas assinalou novamente o Red Nose Day, com algumas iniciativas de solidariedade social desenvolvidas pelos alunos.

Red Nose Day é um evento realizado sobretudo no Reino Unido e destina-se prioritariamente à angariação de fundos, destinados a obras de caridade existentes não só no Reino Unido, como também a organizações de solidariedade social espalhadas por África. A ideia desta campanha, que tem como símbolo um nariz vermelho, é incentivar a população a colocar um nariz vermelho de palhaço e fazer alguma coisa engraçada para arrecadar dinheiro para diversos projetos.

A comemoração do evento, considerado um dia muito especial no Reino Unido, realiza-se em formato bienal e teve origem no ano de 1988, por iniciativa do comediante Lenny Henry, que pertencia a uma organização de caridade e solidariedade social chamada Comic Relief. Desde essa data, todos os anos existem atividades de angariação de fundos e/ou eventos com patrocínios diversos, destinados a contribuir para diferentes causas sociais.

É com o intuito de transmitir aos alunos um pouco da cultura inglesa e de também ajudar aqueles que mais necessitam, que o Departamento de Línguas Germânicas da Escola Cardeal Costa Nunes realizou algumas atividades solidárias na escola, no centro da vila, junto ao cais da Madalena, no hipermercado Solmar e no Lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, com recurso a alguma música, dança, mimos doces e salgados trazidos pelos alunos/encarregados de educação, sorrisos, abraços e muita boa disposição.

O Departamento em parceria com os responsáveis pelo projeto MadalenAbraça da Câmara Municipal da Madalena farão chegar os donativos monetários em vouchers na Farmácia Melo para alguns idosos do nosso concelho.

O Departamento de Línguas Germânicas

22 Mar 2019

118 Árvores Plantadas

No passado dia 21 de março, para assinalar o Dia do Carbono e o Dia Internacional da Floresta, o Departamento Curricular Ciências Físico-Naturais, com o apoio do Município da Madalena, realizou uma ação de arborização, plantando 118 árvores, precisamente o mesmo número de elementos da tabela periódica, no Parque de Estacionamento da escola.

A iniciativa, dinamizada no âmbito da celebração do Ano Internacional da Tabela Periódica, envolveu os alunos da turma do 9.º C, que assim interiorizaram a importância de plantar uma árvore e com esse gesto aprofundaram e consolidaram raízes de cidadania.

Para saber mais e ver a reportagem fotográfica.

26 Mar 2019

Divulga-se informação sobre a atividade Hoje Acordei Barroco! desenvolvida para os alunos do 8º ano, no âmbito das disciplinas de História e Cidadania/História, Geografia e Cultura dos Açores, em articulação com a biblioteca escolar da ECCN.

26 Mar 2019

No próximo dia 29, os alunos das turmas do 11.º ano vão participar num Pitch Literário. A iniciativa visa promover, entre outros objetivos, a leitura e a partilha de experiências de leitura dos alunos destas turmas.
O tempo de uma viagem de elevador é o que os apresentadores têm para convencer uma plateia exigente da qualidade da obra literária que escolheram promover. A par desta apresentação, haverá nas redes sociais a partilha de anúncios publicitários às obras apresentadas pelos jovens leitores.
Este é mais um dos eventos que as professoras Olívia Robalinho e Sílvia Costa têm vindo a desenvolver em parceria com a Biblioteca Escolar.

A nossa escola lê! E você, já sabe o que vai ler hoje?